Modelo de segurança do TRT5-BA é apresentado no Rio de Janeiro

Os servidores do TRT5-BA Pedro Marcelo Reis dos Santos e José Augusto da Silva Castro apresentam o sistema de segurança do Regional

Na manhã desta quinta-feira (7/12), representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), estiveram no Rio de Janeiro para apresentar à administração do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) uma série de ações que integram o novo Padrão de Segurança Institucional do TRT5-BA. Uma das novidades exibidas foi o sistema eletrônico de alarmes com "botão de pânico", funcionalidade que foi criada pelo próprio TRT5-BA - concebida por um servidor que exerce a função de agente de segurança e desenvolvida pela área de Tecnologia da Informação do Tribunal.

Instalado em pontos estratégicos, como salas de audiência e outros locais com grande afluência de pessoas, o objetivo do botão de pânico é facilitar o acionamento da equipe de segurança por parte de magistrados ou servidores naquelas situações que representem riscos à integridade física das pessoas ou do patrimônio.

Outras medidas implementadas pelo TRT5-BA incluem treinamento de agentes e vigilantes, controle de acesso reforçado por portais com detector de metais e equipamentos de raio X, utilização de armas não letais e posto para acautelamento de armas de visitantes.

A apresentação foi acompanhada por membros da administração do TRT/RJ, magistrados e servidores da área de Segurança

Algumas dessas ações já são executadas pelo TRT-RJ, mas o objetivo, segundo o desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, é otimizar as condições de segurança de magistrados, servidores e instalações da Justiça do Trabalho da 1ª Região. "Por isso, a importância do compartilhamento de boas práticas, como o que está acontecendo agora", afirmou o magistrado, que garantiu que o Regional fluminense estará empenhado em instalar, o mais breve possível, o sistema de botão de pânico, com a colaboração do TRT5-BA, a quem agradeceu publicamente.

De acordo com o gestor da Coordenadoria de Segurança Institucional do TRT5-BA, Pedro Marcelo Reis dos Santos, é preciso acabar com a visão romântica de que magistrados do Trabalho não correm riscos, pois está comprovado o aumento de ameaças a juízes em todos os ramos da Justiça, inclusive do Judiciário Trabalhista.

As equipes do TRT-RJ e do TRT5-BA estarão reunidas para tratar do compartilhamento do conhecimento e tecnologia necessários para o funcionamento do sistema na 1ª Região.

Fonte: TRT/RJ - 7/12/2017