Mudança no boletim estatístico traz celeridade e qualidade

Os novos sistemas de Validação Prévia de Tramitação na 1ª instância e o Boletim Estatístico de Vara, que foram implantados em junho deste ano na capital e em julho no interior, reduziram em 50%, o tempo necessário para a consolidação dos dados.

 A avaliação é da diretora Railuze Saback, do Serviço de Gerenciamento de Dados (SGD), - unidade responsável pela gestão do projeto juntamente com a Comissão do SAMP e a Secretaria de Informática (SI). Segundo ela, o sistema aperfeiçoou os mecanismos de registro, controle e coleta de dados relacionados à movimentação processual nas varas do trabalho. Assim, os Boletins chegam sem erros à SGD e são enviados imediatamente, de forma eletrônica, ao TST.

 "O antigo Boletim Estatístico não se baseava em dados coerentes, já que não havia critérios estabelecidos para os registros lançados no sistema. As mudanças ocorridas refletiram nas atividades dos setores envolvidos de forma muito positiva", disse Helânia Demettino, diretora da Secretaria de Organização e Métodos (OeM) e integrante da Comissão do SAMP.

 

Vantagens - As varas estão entre as principais unidades beneficiadas, pois, como a validação prévia bloqueia o registro de tramitações incompatíveis com o histórico do processo, há uma maior garantia da qualidade das informações disponibilizadas aos jurisdicionados.

 

Para André Freitas, diretor da 2ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista, o Boletim Estatístico torna-se confiável a partir do momento em que as informações registradas no SAMP também o são. "Com maior credibilidade, o Boletim pode vir a ser utilizado como uma verdadeira - e poderosa - ferramenta de gestão", complementa.

 

Dentre as vantagens adquiridas com as novas versões dos programas, está a rapidez no processamento do relatório estatístico que, agora, evita erros aritméticos e de saldos remanescentes, corriqueiros na versão anterior, além de disponibilizar ferramentas auxiliares para controle e conferência dos valores gerados.

 

Outro setor beneficiado é a SI que, devido aos erros gerados pelo programa anterior, demandava muito tempo identificando-os. Atualmente, o setor está voltado - no que diz respeito à estatística de 1ª Instância - para a simples manutenção do novo programa podendo dar conta das outras exigências do setor.

 

Para Railuze foi "o apoio da Presidência desta casa e o esforço conjunto da Comissão do SAMP, do SGD e da SI que permitiu o resultado positivo alcançado", disse.

 

Dados - A validação prévia consiste no ato de validar a tramitação de processos no momento do seu registro no SAMP. Ou seja, esse ato passa a ser feito com base em regras que foram implementadas no sistema. A validação é importante porque garante coerência no histórico das tramitações cadastradas no processo e permite a contagem de tramitação mais próxima da realidade.

Já a nova versão do Boletim Estatístico é a ferramenta que gera o relatório eletrônico enviado ao TST, apresentando dados e números representativos da movimentação processual da vara, calculados a partir da contagem de tramitações existentes no sistema. (Ascom/TRT5 - 19.10.2007)