Nota de falecimento: juiz, professor e advogado Messias Pereira Donato

Comunicamos com pesar o falecimento, na última segunda-feira (30/3), do advogado, professor, escritor, filósofo, magistrado e jurista guanambiense Messias Pereira Donato. Desde jovem radicado em Belo Horizonte, faleceu naquela cidade sem se desligar de sua terra natal, focado na luta por justiça social, com contribuição especial ao Judiciário Trabalhista.

 

Em dezembro de 2014, doou ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª. Região, por meio da Vara do Trabalho de Guanambi,seu acervo de Direito do Trabalho com cerca de 3.500 títulos, para biblioteca ainda a ser inaugurada. Justificou à época que era uma forma de homenagear sua terra, da qual foi o primeiro advogado. Sua doação foi ainda enriquecida pela família do seu falecido irmão Gildásio Pereira Donato, que entregou seu acervo de Direito Civil.

 

BIOGRAFIA - Messias Pereira Donato nasceu no interior da Bahia, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1947, e doutorou-se em Economia Social e Trabalhista pela Faculdade de Direito da Universidade de Paris. Em 1958, finalizou o curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia da UFMG,  obtendo também o grau de Doutor. O jurista exerceu a magistratura do trabalho em Minas Gerais, durante mais de 20 anos, e foi professor titular de Direito do Trabalho da UFMG por 22 anos.

 

Até o final da sua vida, foi profissional ativo na advocacia nacional. Ocupou, desde a fundação, a cadeira de nº 20 da Academia Nacional do Direito do Trabalho. Dentre suas obras jurídicas, destacam-se artigos publicados em revistas especializadas nacionais e no exterior e os livros O movimento sindical operário no regime capitalista, A atuação do sindicato no seio da empresa privada, Curso de Direito do Trabalho e Curso de Direito Individual do Trabalho.

 

Secom TRT5, com foto e informações do Wikipédia - 6/4/2015