Nova fábrica em Camaçari possibilitará produção de remédio para o SUS

A vice-presidente do TRT5, desembargadora Nélia Neves, vai representar o presidente Valtércio Oliveira na inauguração da planta de farmoquímica da ITF Chemical, empresa italiana do grupo Chemi e Italfarmaco SPA, que acontecerá nesta quinta-feira (28/11), às 9h, no Polo Petroquímico de Camaçari.

 

O governador da Bahia, Jaques Wagner, o presidente da ITF Chemical, Paolo Oligeri, o cônsul da Itália, Giovanni Pisanu, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Antonio Mallet, e o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, também participam da inauguração.

 

A inauguração da planta farmoquímica da ITF permitirá que a Bahiafarma, em parceria com a indústria brasileira Cristália, fabrique o cloridrato de sevelamer ainda este ano. O remédio será fornecido a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com insuficiência renal crônica, em diálise, de todo o Brasil. Este será o primeiro medicamento fabricado pela empresa estatal, reaberta no atual Governo após 12 anos fechada.

 

A unidade farmoquímica teve um investimento de R$ 30 milhões da  ITF, empresa brasileira de capital  italiano,  e representa grande impulso na economia baiana, com geração de emprego e capacitação técnica com incorporação de tecnologia. Com 75 empregados, a ITF Chemical Ltda. tem Certificação de Boas Práticas de Fabricação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Agência Americana para Controle de Drogas e Alimentos (FDA).

 

Secom TRT5 - com informações da Agecom e Bahiafarma - 27/11/2013