Nova presidente reforça compromisso de excelência do TRT5

Os empossados: desembargadores Tadeu Vieira, Valtércio Oliveira, Graça Laranjeira e Vânia Chaves

 

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (5ª Região) continuará nos próximos dois anos a se fortalecer através da implementação de projetos inovadores e da continuidade das ações já iniciadas, por meio de uma gestão que promete ser marcada pela integração, celeridade, transparência e excelência na prestação jurisdicional. O panorama animador foi vislumbrado na noite desta segunda-feira (7) durante a posse da nova presidente do TRT da 5ª Região (TRT5), desembargadora Vânia Jacira Tanajura Chaves, em solenidade realizada na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela.

 

Além da presidente Vânia Chaves, foram empossados os desembargadores Maria das Graças Silvany Dourado Laranjeira (vice-presidente); Valtércio Ronaldo de Oliveira (corregedor regional) e Luiz Tadeu Leite Vieira (vice-corregedor regional). Eles foram eleitos pelo Tribunal Pleno para compor a Mesa Diretora do TRT da Bahia para o biênio 2011/2013, e possuem em média 25 anos de carreira na magistratura trabalhista, sendo que dez destes anos vividos na Segunda Instância do TRT baiano (veja aqui um resumo do currículo dos empossados).

 

Aproximadamente 600 pessoas compareceram à cerimônia, que foi transmitida ao vivo pela internet, através do portal do TRT5 e da TV Ufba. Entre os presentes estavam lideranças políticas, magistrados e servidores do Tribunal, dirigentes de órgãos públicos e personalidades do meio jurídico, como advogados e diretores de entidades, além de representantes da sociedade civil.

 

Após ressaltar que pretende exercer um mandado marcado pela transparência e efetividade, a presidente do Tribunal revelou que vai dar continuidade a alguns atos de sua antecessora, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, cuja gestão foi marcada "pela convivência e respeito mútuo", além da implantação de ações importantes. "Pretendo dar continuidade aos projetos iniciados e consolidar o planejamento estratégico da instituição, em sintonia com as políticas do Tribunal Superior do Trabalho (TST)", afirmou.

 

A presidente referiu-se a iniciativas como a Central de Execução e Expropriação, o Escritório de Projetos, bem como a construção da nova sede do Tribunal no Centro Administrativo da Bahia (CAB), projeto que se comprometeu a dar seguimento. Ainda em seu discurso, a desembargadora fez agradecimentos especiais a familiares, magistrados, amigos e servidores que a ajudaram ao longo de sua carreira na magistratura, iniciada em 1982. Ela destacou também, referindo-se aos demais membros da Mesa Diretora, que se sente honrada de ter ao seu lado "companheiros sérios, comprometidos e qualificados"” para o árduo trabalho que se inicia.

 

Discurso da nova presidente

 

Representando os demais desembargadores da Corte baiana, a desembargadora Elisa Amado saudou a nova dirigente do TRT5 com um dos discursos mais emocionados da noite, no qual relembrou o percurso de vida e de magistratura da nova presidente, ressaltando qualidades como "simpatia, competência, transparência e bondade". Também discursaram, desejando êxito aos novos dirigentes e reconhecendo os avanços conseguidos na última gestão, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Pacífico Antonio Rocha; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Ana Cláudia Scavuzzi, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia, Saul Quadros.

 

BIÊNIO 2009/2011 - No início da cerimônia foi executado o Hino Nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Em seguida, houve a apresentação de um vídeo institucional destacando as principais realizações da administração do TRT5 nos últimos dois anos, como a Vara Itinerante, uma das ações de maior repercussão social da gestão da presidente Ana Lúcia Bezerra Silva, a Central de Execução, que aumentou a efetividade judicial dos processos em fase de cobrança, e a assinatura do convênio com a Caixa que vai possibilitar a construção da nova sede do TRT5 no CAB.

 

Antes de transmitir o cargo de presidente, a desembargadora Ana Lúcia Bezerra fez um breve balanço das realizações nos últimos dois anos, destacando as várias obras e medidas adotadas em prol da melhoria do atendimento e da infraestrutura do Regional. Ela ressaltou ainda a felicidade pessoal de dividir a administração do Tribunal com três mulheres - desembargadoras Maria Adna Aguiar, Vânia Chaves e Elisa Amado - das quais recebeu "ajuda necessária e indispensável ao desenvolvimento da administração"”. A desembargadora também registrou, com pesar, a partida repentina do desembargador aposentado do TRT5 Maurício dos Santos Pereira, falecido no último dia 4.

 

Na manhã desta segunda-feira (7), em seu último dia como presidente do TRT5, a desembargadora Ana Lúcia Bezerra Silva realizou um pronunciamento em vídeo (veja aqui) especialmente dirigido aos servidores do Tribunal. "Receba, cada um de vocês, o meu reconhecimento pela dedicação, comprometimento e apoio, os quais foram fundamentais para as realizações que fizemos", afirmou a desembargadora, que registrou também agradecimentos pelo apoio de magistrados e entidades associativas durante sua gestão.

 

AUTORIDADES PRESENTES - A mesa alta foi composta pelas desembargadoras Ana Lúcia Bezerra e Vânia Chaves, pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Oreste Dalazen, pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Pacífico Antonio Rocha; pelo procurador-geral do Estado Rui Moraes Cruz, representando o governador Jaques Wagner; pelo vice-prefeito, Edvaldo Brito, representando o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro; pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Telma Brito; e pelo presidente da OAB-BA, Saul Quadros.

 

Do Judiciário Trabalhista compareceram à cerimônia, além do presidente do TST, Oreste Dalazen, os ministros José Luciano Castilho Pereira, Rider Nogueira de Brito e José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes. Diversos representantes de Regionais do Trabalho também prestigiaram a posse dos novos dirigentes do TRT baiano, como os desembargadores Carlos Alberto Drumonnd (1ª Região), Heloisa Pinto Marques (10ª Região), Edvaldo de Andrade (13ª Região), José Pedro de Camargo (15ª Região), Jorge Bastos Moreira (19ª Região), Jorge Antônio Cardoso (20ª Região), além de desembargadores aposentados do próprio TRT5.

 

Compareceram ainda à cerimônia o presidente da Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas, juiz Gilberto Leitão,  Associação Bahiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Ricardo Caribé; o deputado estadual Rosemberg Pinto; os secretários da Administração e de Relações Institucionais, Manoel Vitório Filho e Cezar Lisboa, respectivamente; o procurador da União na Bahia Maxmiliano Torres Santos de Santana; a superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Isa Simões; o corregedor regional eleitoral do TRE-Bahia, desembargador Josevaldo Andrade; o juiz Luiz Salomão Viana, representando a diretora do Fórum da Seção Judiciária da Bahia, juíza Cynthia de Araújo Lopes; além de Patrícia Lima, representando o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, entre outras autoridades.

 

Após a solenidade de posse, os convidados foram recebidos em um jantar de adesão realizado na Santa Casa de Misericórdia, na Pupileira, bairro de Nazaré. Organizada em homenagem aos empossados,  a recepção contou com a presença das personalidades do meio jurídico e de outras instâncias presentes à cerimônia.

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 08.11.2011
Deixe o carro em casa duas vezes por semana. Assim deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.