Nova sede do TRT5 vai ter lançamento da Pedra Fundamental no dia 26

 

Na próxima segunda-feira, dia 26, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Paulino Couto, lança a Pedra Fundamental da nova sede da Justiça do Trabalho no Centro Administrativo da Bahia (foto), que promete ser um marco da arquitetura nacional no aproveitamento de recursos naturais (luz, ventilação e água pluvial). A solenidade acontece às 10 horas, na Avenida 1, s/nº, CAB, ao lado do TRE-BA, em frente à Assembléia Legislativa.

 

A nova sede do TRT5 foi projetada pelo arquiteto João Filgueiras, conhecido como Lelé. Será composta por oito módulos circulares (122 mil m² de área construída), interligados por passarelas e apoiados em estruturas metálicas suspensas, de forma a assegurar o mínimo contato com o solo. O projeto visou a conciliar a necessidade do TRT5 e suas perspectivas de expansão e a preservação de 70% da flora local, típica da Mata Atlântica, em um terreno de mais de 66 mil m² doado pelo Governo do Estado.


A topografia local também sofrerá pouca interferência, o que vai reduzir o custo da obra e evitar o comprometimento de mananciais da Avenida Paralela. Somente a área adjacente ao sistema viário terá intervenção, com terraplanagem para a criação de 1.700 vagas de estacionamento.


O anteprojeto da nova sede prevê os seguintes módulos: dois prédios para a primeira e segunda instâncias (com 40m de diâmetro externo cada um), quatro prédios administrativos (com 27m de diâmetro cada), um auditório (37,5m de diâmetro) e um plenário (20m de diâmetro). As unidades foram projetadas com base em estudo de necessidades elaborado pela Secretaria de Organização e Métodos do TRT5, visando a melhores condições operacionais para as atividades do Tribunal e maior conforto para usuários, magistrados e servidores. Atualmente o Tribunal funciona em três prédios, dois localizados em Nazaré e o terceiro no Comércio, locado do Banco Central.


Ascom TRT5 - 20.10.2009