Novo fórum: varas de Itabuna agora têm sede única e mais moderna

Clique no ícone de download para ver o vídeo da inauguração

 

Durante a inauguração, a desembargadora Débora Machado

falou da homenagem ao seu pai, Humberto Machado

 

A Cidade de Itabuna, no sul da Bahia, já conta com um moderno fórum para as suas quatro varas trabalhistas, que estavam divididas em dois prédios no centro da cidade e agora podem ser encontradas na Rua Ubaldo Dantas, no bairro de São Caetano. A inauguração do Fórum Desembargador Humberto Machado, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 12 de setembro, contou com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Paulino Couto, de magistrados de toda a 5ª Região e  de diversas autoridade locais, em reconhecimento à iniciativa.

 

Os quase 2.500 processos ajuizados anualmente na quinta maior cidade da Bahia tramitarão num fórum com 1.940 m² de área construída, com amplo espaço para as quatro varas e suas salas de audiência, secretarias e gabinetes de juízes. Haverá também 4salas de espera, de execução, de distribuição, de apoio, de protocolo e de advogados, além de postos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. O mobiliário tem projeto ergonômico e é totalmente novo, assim como as redes elétrica e de informática.

 

O prédio possui fácil acesso, é adaptado a portadores de deficiência física e permite futuras ampliações ou a instalação de uma nova vara, em caso de necessidade. Conta ainda com um moderno auditório, que recebeu o nome da desembargadora Dolores Correia Vieira, em homenagem ao trabalho da magistrada, que já atuou naquela jurisdição, foi presidente do TRT5 e possui o reconhecimento público da comunidade itabunense.

 

Na cerimônia de inauguração do fórum, o desembargador Humberto Machado foi homenageado também na pessoa da sua viúva, Maria da Glória Batista Lima Machado, que recebeu flores das mãos da vice-corregedora do TRT5, desembargadora Graça Laranjeira. A filha do magistrado, desembargadora Débora Machado, fez um emocionado discurso em que destacou o exemplo fornecido pelo pai, que ela descreveu como um homem simples e generoso, inspirador de valores.

 

Em breve pronunciamento, o desembargador Paulino Couto falou da trajetória do Direito do Trabalho, desde a sua origem na revolução industrial, a sua consolidação no Brasil ao longo do século XX e as ameaças advindas do neo-liberalismo. Ele argumentou que é fundamental aparelhar a Justiça de recursos para que magistrados e servidores possam desempenhar suas funções com satisfação e dirigiu um elogio ao desembargador Humberto Machado, ¿um dos mais expressivos magistrados e advogados que já militaram nesta justiça¿.

 

Cerimônia - A inauguração começou com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e local pelo presidente do TRT, pelo procurador substituto da União em Ilhéus, Dermerval Rocha, e pelo Titular da 1ª Vara de Itabuna, juiz José Cairo Júnior. Em seguida, a Banda da Polícia Militar de Ilhéus executou os hinos Nacional e de Itabuna e o desembargador Paulino Couto, juntamente com a juíza Ana Paola Santos Machado Diniz, titular da 3ª Vara de Itabuna, descerraram a placa inaugural.

 

Na parte religiosa, o reverendo evangélico Hélio Lourenço, o representante da doutrina espírita Ary Quadros e o padre Osmar Mateus procederem a benção das novas instalações. Depois deles, o advogado Gabriel Nunes, militante da primeira Vara do Trabalho instalada em Itabuna e contemporâneo do então juiz Humberto Machado, relembrou o homenageado, descrevendo-o como "um homem atencioso para com todos, correto, íntegro, sem vaidade e de grande saber jurídico¿. Seguiram-se os discursos da diretora do fórum de Itabuna, juíza Eloína Machado, e a homenagem à desembargadora Dolores Correia Vieira, que descerrou a placa do auditório com a juíza Telma Alves Souto, titular da 4ª Vara de Itabuna, e recebeu flores das mãos da desembargadora Graça Boness.

 

Além das autoridades citadas, a cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juiz Gilmar Carneiro, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia, Saul Quadros.  O evento foi marcado ainda pela apresentação da Banda Infantil de Flauta Doce e Violino da Fundação Manoel Chaves.

 

Ascom/TRT5 - 12.09.2008