Novo portal passa por simulação hoje

 

Hoje, às 14 horas, a Comissão de Informática, com o apoio da Secretaria de Informática e da Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social, vai simular internamente o lançamento do novo portal do TRT5 na internet. "Vamos avaliar as condições de navegabilidade de todos os links", esclareceu o presidente da Comissão, desembargador Cláudio Brandão.


Nos últimos dois meses, 18 setores estiveram envolvidos na alimentação de conteúdos da nova página do TRT5 que vai entrar no ar depois de amanhã, dia 15, às 17 horas. Depois de treinados a utilizar o novo Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (SGC), servidores das unidades passaram a trabalhar imediatamente no novo portal, que trará mais informações e serviços para os usuários.


"Cada setor vai se responsabilizar diretamente pelo conteúdo da sua área, o que dará maior agilidade e segurança à alimentação do site", disse o desembargador Cláudio Brandão. No site atual, a maior parte das informações é transmitida pelos setores para a Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social formatar e colocar on-line.


Por outro lado, os servidores encarregados de inserir conteúdo nos links poderão fazer isso de qualquer computador conectado à internet. Dessa forma, a atualização dos dados poderá ser feita, quando necessário, fora do Tribunal e até mesmo em outra cidade.


Além da distribuição descentralizada de informações pelo SGC, o novo site terá maior integração com o sistema de acompanhamento de processos do Tribunal, o Samp, possibilitando ainda mais agilidade na colocação de alguns dados para o público. Hoje, já é possível ver na página do TRT5 pautas de audiência e atas das Varas da capital. A Secretaria de Informática do Tribunal trabalhou para que, no novo site, todo o interior também esteja integrado a este link.


Algumas unidades, como o Gerenciamento de Dados e o Juízo de Conciliação da 2ª Instância (JC2), por outro lado, aproveitaram a modernização do site para reformatar e ampliar o nível de detalhamento dos dados que disponibilizam ao público. "Procuramos atender demandas que vinham sendo feitas pelo público normalmente por telefone. Passamos a disponibilizar, por exemplo, as atas de conciliações, para que os interessados possam saber exatamente como foram as negociações", destacou a diretora do JC2, Márcia Mayan.


LANÇAMENTO - O presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, receberá magistrados, servidores e representantes das principais entidades associativas relacionadas com a Justiça do Trabalho para o lançamento do novo site, que ocorrerá no Salão do Pleno, em Nazaré, na próxima quinta-feira, às 17 horas.


O ex-presidente do Tribunal, desembargador aposentado Ronald Amorim, criador da Secretaria de Informática, falará sobre os primórdios da informatização do TRT. Também estará presente outro ex-presidente do TRT5, o desembargador aposentado Raymundo Figueirôa, em cuja gestão foi lançado o primeiro site da instituição. A apresentação da nova página será feita pelo desembargador Cláudio Brandão.