Novo presidente do TJBA promete investir no primeiro grau


O presidente do TRT5 (à direita), ao lado do corregedor regional e do novo presidente do TJBA

 

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, e o corregedor regional, desembargador Tadeu Vieira, compareceram na manhã desta segunda-feira (2), à posse da mesa diretora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) para o biênio 2014/2016. Com a afirmação de "não fazer parte de disputas, e encarando o cargo como um ônus, como um servidor público", o desembargador Eserval Rocha tomou posse como presidente do TJBA.

Durante o discurso de posse, o novo presidente do TJBA ressaltou que "o erário está órfão, abandonado e que é preciso adotá-lo". Afirmou que transparência e melhoria da atividade-fim serão prioridades da sua administração e encerrou o discurso lembrando José Saramago "O que as derrotas têm de bom é que elas não são definitivas. O que as vitórias têm de ruim é que elas não são definitivas".

 

Em entrevista coletiva o presidente afirmou que haverá "trabalho, mudanças, principalmente procurando reestruturar a Justiça de 1º grau, que está mais a merecer uma intervenção", destacando que as mudanças principais já começaram, a exemplo da auditoria externa da folha de pagamento do TJBA, cuja licitação já foi homologada. Lamentou os episódios que o antecederam, e determinou como prioridade da administração uma reestruturação radical da primeira instância, com a realização de uma pesquisa em toda a Justiça da Bahia. "Saneadas as questões financeiras, pretendo atender os créditos dos precatórios", disse.

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, disse que "a posse do novo presidente do TJBA é um momento extraordinário para o TJ. O histórico do desembargador, toda a sua vida como magistrado, sempre demonstraram a seriedade com a Coisa Pública. Sempre vi no desembargador um homem íntegro e deverá por o Tribunal no posto em que deve estar. Somos parceiros, o TRT e o TJ, todos pertencemos ao Poder Judiciário, cada um na sua área, todos somos integrantes de um tribunal e estaremos sempre abertos ao diálogo e dispostos a colaborar sempre que necessário".

 

Também compareceu à cerimônia, do TRT5, a desembargadora Adna Aguiar. Na ocasião, também foram empossados: a desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, nova 1ª vice-presidente; a desembargadora Maria da Purificação da Silva, que responderá pela 2ª Vice-Presidência; o desembargador José Olegário Monção Caldas, novo corregedor-geral da Justiça, e a desembargadora Vilma Costa Veiga, nova corregedora das Comarcas do Interior.

 

CERIMÔNIA - A solenidade teve início com a tradicional revista à tropa pelo presidente do TJBA, desembargador Eserval Rocha. Em seguida, o presidente recebeu o governador Jaques Wagner e juntos seguiram para depositar flores na cripta de Ruy Barbosa. Após a visita ao túmulo do ilustre jurista baiano a cerimônia de posse seguiu no Salão Nobre do Fórum.

 

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, ao lado do novo presidente do TJBA, além do o presidente do TRT5, o governador do estado, Jaques Wagner; o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão; o ministro Humberto Martins, representando o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Félix Fischer; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo; a ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon; o senador Walter Pinheiro; o procurador-geral de Justiça, Wellington César Lima e Silva; o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Antônio Fernando Monteiro Dias; o comandante da Base Aérea de Salvador, cel. aviador Adolfo Aleixo da Silva Júnior; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Câmara; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Sara Silva de Brito; o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Inaldo Santos Paixão; o presidente da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Viana Queiroz e o secretário Judiciário do TJBA, Adalberto de Figueiredo Rocha Neto.

 

Secom TRT5 (com informações do TJBA) - 03/02/2014