Novos dirigentes do Coleprecor tomam posse

foto: Coleprecor

 

Implementar a gestão estratégica e promover discussões sistematizadas sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) são alguns dos desafios apontados pelo novo coordenador do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador Tarcísio Valente, para 2013, ano em que estará à frente da entidade, juntamente com a presidente do TRT da 5ª Região (BA), desembargadora Vânia Jacira Tanajura Chaves, vice-coordenadora empossada.

 

Os temas foram destacados pelo desembargador, que é presidente do TRT da 23ª Região (MT), durante sua posse na nova função, ocorrida nesta quarta-feira (21), durante a 8ª Reunião Ordinária do Coleprecor, realizada na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A posse da nova gestão foi prestigiada pelo corregedor-regional do TRT baiano, desembargador Valtércio de Oliveira.

 

foto: ColeprecorDISCURSO - Em seu discurso, o coordenador recém-empossado lembrou o momento vivido na atualidade, no qual a informação e o planejamento constituem a base de todo e qualquer projeto de gestão. Desta forma, ressaltou a necessidade de se sistematizar as ações do Coleprecor, com a implementação da gestão estratégica como ferramenta essencial para viabilizar os objetivos, inclusive com a adoção da metodologia de gerenciamento de projetos. ''Esta técnica de gestão favorece o planejamento, execução e acompanhamento dos trabalhos, traduzindo-se em um meio eficaz de transformar estratégia em ação'', afirmou.

 

Com relação ao PJe-JT, o novo coordenador enfatizou que este deve merecer especial atenção da entidade. ''Acredito que devamos refletir sobre a necessidade de criação de um projeto específico no âmbito do Coleprecor para o Processo Judicial Eletrônico, abrangendo não apenas questões afetas à área de informática, mas também às estruturas físicas, ergonômicas e de pessoas que envolvam esta nova ferramenta de trabalho'', salientou.

 

No âmbito das Corregedorias, avaliou que também há muito a refletir, a partir das recentes mudanças tecnológicas. ''Esta realidade impõe a necessidade de virtualização das correições, notadamente a partir dos dados detalhados do sistema e-Gestão e outras experiências bem sucedidas dos Regionais'', explicou.

 

Valente pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo desembargador Renato Buratto, presidente do TRT da 15ª Região (Campinas/SP) e pela desembargadora Vânia Maria da Rocha Abensur, presidente e corregedora do TRT da 14ª Região (RO/AC), respectivamente, coordenador e vice-coordenadora do Colégio no decorrer deste ano.

 

foto: ColeprecorTRANSIÇÃO - Ao transferir o cargo ao novo coordenador, Buratto (foto) destacou a importância da atuação da entidade e do compromisso assumido de ser colaborador de todos os Regionais na condução de pleitos, projetos, requerimentos e ações. ''Inúmeros debates de ideias e projetos comuns aos Regionais foram democraticamente submetidos a este legítimo fórum, deles extraindo-se resultados auspiciosos, os quais, em diversas oportunidades, tornaram-se paradigmas a todo o judiciário trabalhista''.

 

Durante sua administração, Buratto buscou sedimentar a integração com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com a Presidência do TST e com a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, transformando o Coleprecor em canal direto de interlocução da administração superior com os Tribunais Regionais.

 

Esta atuação foi exaltada pelo presidente do TST e do CSJT João Oreste Dalazen. ''Quero externar os cumprimentos calorosos aos desembargadores  Buratto e Vania que vem a entregar a coordenação do Coleprecor após uma gestão profícua e dinâmica em prol dos interesses da Justiça do Trabalho''. O ministro também saudou a renovação, ressaltando que a alternância na condução dos órgãos públicos é salutar e afinada aos mais caros princípios da tradição republicana.

 

Além de Dalazen, a solenidade de posse foi prestigiada pelo ministro do TST e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Carlos Alberto Reis de Paula; pelo corregedor-regional do TRT5, desembargador Valtércio Oliveira; pelos secretários-gerais da Presidência do TST e CSJT, respectivamente, Rubens Curado Silveira e Ricardo Lucena; e pelo presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Renato Henry Sant'Anna, entre outras autoridades.

 

Leia também:

21/11/2012 19:00|

Presidente do TRT-BA assume vice-coordenação do Coleprecor para 2013

 

Fonte: TRT15/TRT23/Coleprecor - 22.11.2012