Novos juízes substitutos aprendem técnicas de coleta de depoimento

 

Os novos juízes substitutos do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) participaram, na manhã desta quinta-feira (10/7), do curso ''Prova Oral: Técnicas de Coleta de Depoimento'', promovido pela Escola Judicial do TRT5 (Ejud). O treinamento integra o Curso de Formação Inicial de Juízes - Módulo Regional e vai até esta sexta-feira (11/7), das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, no auditório da Escola. Além dos novos juízes, o curso contou com a participação do titular da 3ª Vara de Feira de Santana, juiz Aloísio Cristovam dos Santos Jr.

 

As aulas estão sendo ministradas pelo professor Oscar Marcelo Silveira de Silveira, agente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Para ele, a coleta da prova oral é de extrema importância na função exercida pelos magistrados. ''Além do fato de o juiz normalmente já ter o costume de ouvir as partes em sua atuação, em muitos casos o depoimento pessoal e ou das testemunhas são as únicas provas existentes'', afirmou Oscar Marcelo, o que requer do magistrado o domínio de técnicas que favoreçam um bom depoimento. Em suas aulas, o agente de polícia ensina métodos de incentivo e de avaliação da veracidade na narrativa e na obtenção da colaboração das pessoas.

 

Os novos juízes Clarissa Magaldi (foto) e Danilo Gaspar participam do curso e destacam a importância do treinamento no ambiente regional em que atuarão.  ''O curso é um acréscimo ao juiz iniciante, para melhoria da prestação jurisdicional do seu trabalho'', afirmou a juíza Clarissa Magaldi, que elogiou a estruturação do treinamento, com destaque para as partes práticas. ''Muito bem desenvolvidas'', disse. Já o juiz Danilo Gaspar avaliou como ''fundamental'' o treinamento. ''Com este conteúdo é possível que nós, novos juízes, conheçamos a realidade da Justiça do Trabalho da 5ª Região'', concluiu.

 

Ambos já tiveram experiências como juízes substitutos em outros Regionais - Danilo Gaspar no TRT22 (Piauí), e Clarissa Magaldi no TRT3 (Minas Gerais) -, e já participaram do curso nacional de formação de juízes, promovido pela Escola Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Enamat).

 

O curso de Formação Inicial de Juízes do TRT5 teve início no último dia 3 de julho e prossegue até o próximo dia 25/7. Mais informações no site da Escola Judicial.

 

Secom TRT5 (Joaquim Castro) - 10/07/2014