Núcleo de vídeo reforça comunicação social do TRT5

Gravações de vídeo que apresenta o Memorial da Justiça do Trabalho baiana

 

 

O Núcleo a serviço da cidadania

 

O TRT5 criou, dentro da estrutura da Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social, um Núcleo de Vídeo que já começa a dar mostras do seu significado. A estréia pública da nova unidade ocorreu na recente cerimônia de inauguração do Memorial Ministro Coqueijo Costa, com a exibição de um videoclipe bastante aplaudido pelos convidados, que trouxe depoimentos de ex-presidentes, juristas e servidores da Justiça do Trabalho baiana. 


O público presente pôde ver cumpridos naquele dia, os principais objetivos da nova unidade da Ascom, que são preservar e difundir imagens relacionadas com o TRT5, de modo a garantir a transparência das atividades institucionais junto à comunidade. O encarregado do Núcleo de Vídeo, Sandro Chagas, ressalta que o videoclipe foi montado, a pedido do presidente do Tribunal, desembargador Roberto Pessoa, como uma pequena amostra dos projetos que a unidade vem desenvolvendo e estarão disponíveis no próprio Memorial.


Os depoimentos exibidos fazem parte da série de entrevistas A história contada por quem viveu a história. Na série, a trajetória do Tribunal é contada por ex-presidentes, como o Luiz Pinho Pedreira, juristas, como Rodrigues Pinto, advogados como Amâncio José de Sousa Neto e servidores, como Tadeu Souza, que foi o primeiro motorista do Tribunal. Estes depoimentos (ver mais abaixo a relação atualizada) estarão disponíveis, na íntegra, no acervo do Memorial, na internet através da videoteca do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e da Biblioteca do TRT5.


 

 

DOCUMENTÁRIO - Além da série, um outro projeto que está em andamento é o documentário Justiça do Trabalho: uma justiça social, executado pela empresa contratada Zona de Produção. O documentário também tem caráter histórico, mas sobretudo educativo, devendo ser exibido em escolas, sindicatos, associações e outras instituições civis que manifestarem interesse. A meta é conscientizar os cidadãos sobre os seus direitos e orientar sobre o acesso ao Judiciário para garanti-los. A previsão é de que o vídeo esteja finalizado em outubro e tenha uma duração média de 30 minutos.


 

O documentário, ressalta Sandro, será encaminhado também à TV Justiça, para veiculação em todo o País, além de ser utilizado como mais uma ferramenta no projeto Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), em que os juízes atuam no sentido de aproximar o cidadão do Judiciário, dirimindo suas dúvidas.

 

 

Depoimento virtual produzido pelo Núcleo de Vídeo e

exibido no Seminário Orlando Gomes

 

 

Comumente o Núcleo é convocado a participar de projetos relacionados com cidadania: um exemplo foi a filmagem de audiências de conciliação, nas 2ª, 13ª e 39ª Varas do Trabalho de Salvador, que foram usadas para que os magistrados da primeira instância pudessem debater sobre técnicas conciliatórias aprendidas em curso do Projeto Conciliar da Enamat.


Também têm sido comuns as coberturas e apoio de congressos, encontros e outros eventos relevantes ligados ao TRT5. No recente seminário Orlando Gomes e o Direito do Trabalho, os diversos depoimentos virtuais sobre o jurista que foram apresentados foram produzidos pelo Núcleo.


Para 2008 estão previstos dois projetos, a criação do Circuito Fechado de TV e de um Estúdio. O primeiro visa a informar e educar os servidores e magistrados do TRT através de um circuito de TV que esteja disponível em todos os setores, veiculando informações internas sejam elas da TV Justiça, da Escola Judicial ou de cursos produzidos pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), dentro do projeto em nível nacional dos TRTs, chamado de Educação à Distância.


O Estúdio é um projeto no qual vai ser criado um web jornal.  A intenção é de que este web jornal seja veiculado no site do TRT e também produza entrevistas para colaborar com a programação da TV Justiça.


ESTRUTURA - O Núcleo funciona no 2º andar do prédio do TRT em Nazaré e dispõe de uma ilha de edição com dois computadores nos quais está instalado um software de edição. O setor trabalha com duas câmeras Panasonic em formato mini-DV. A sala tem ainda outro espaço no qual será montado o Estúdio - o mobiliário para este espaço já foi adquirido, restando apenas a montagem do isolamento acústico, a iluminação e a cenografia.


Além de Sandro, o Núcleo conta hoje no seu quadro com Denny Fingergut, que tem larga experiência como apresentadora de televisão, e com um estagiário, atualmente Mário Gomes. Eventualmente, colegas de outras unidades prestam alguma colaboração na elaboração de pautas, revisão e filmagem, como os jornalistas Franklin Carvalho, Valdicéa do Val, e os estagiários de jornalismo Sidnei Matos e Lidiane Borges, do núcleo de Imprensa da Ascom - que responde pelo Diário, site, intranet e mídia externa -, além de José Medrado, diretor de Projetos Especiais, e Marcelo Edington e Solange Galvão, do DDRH.

 

 

A história contada por quem viveu a história

 

Veja as entrevistas já realizadas para este projeto:

 

Presidente do TRT5 - Roberto Pessoa

Ex-presidentes - Luiz de Pinho Pedreira da Silva (1975-1977), Hylo Bezerra Gurgel (1981-1983), Washington Luiz da Trindade (1983-1985), Ronald Olivar de Amorim e Souza (1987-1989), Odimar de Almeida Leite (1989-1991), José Joaquim de Almeida Neto (1991-1993), Raymundo Carlos Figueirôa (1995-1997), Maria da Conceição Manta Dantas Martinelli Braga (1999-2001), Dolores Correia Vieira (2001-2003), Marama dos Santos Carneiro (2003-2005)

Juiz aposentado - Antonio Cruz Vieira

Professor - José Augusto Rodrigues Pinto
Advogado - Amâncio José de Souza Neto
Servidores do TRT5 - Tadeu Souza (1º motorista), Paulo Barros
Allan Kardeck (1º contador do Tribunal), Zezita, Enilda, Alice e Célia  (ASA5)

 

(Ascom TRT5 - 01.10.2007)