Oficiais: começa a capacitação na capital e em 2014 será o interior

Presidente faz pronunciamento na abertura do curso hoje

 

O curso Oficial de Justiça - Elementos para capacitação profissional, que teve início na manhã da última quinta-feira (21/11), na Escola Judicial (Ejud) do TRT5, marca uma nova época de qualificação do setor no Tribunal. Enquanto este evento envolve os oficiais da região metropolitana – Salvador, Camaçari, Simões Filho e Candeias -, a Ejud já prepara para 2014 um curso a distância que contemplará os profissionais do interior (ver abaixo). Os orientadores, nos dois casos, são Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Júnior, oficiais de Justiça do TRT da 9ª Região (PR), que vêm conduzindo a atividade em outros Regionais.


 
Os discursos realizados na abertura pelos desembargadores Valtércio de Oliveira e Luiz Tadeu Vieira, presidente e corregedor do Tribunal, reforçam ainda mais o conceito positivo que o TRT5 possui a respeito dos seus oficiais. O presidente declarou que eles "exercem uma das funções mais importantes da Justiça do Trabalho, que é uma Justiça eminentemente social. São os oficiais que levam as notícias, inclusive as melhores e as mais difíceis". O magistrado também testemunhou a qualidade do serviço executado: "Nos anos em que atuei na Corregedoria, nunca recebi qualquer reclamação da atuação dos oficiais de Justiça. Dificilmente alguém tem algum reparo a fazer na atividade desses servidores".


 
Já o desembargador Tadeu Vieira, lembrou que há muitas vezes, "logradouros de difícil acesso, situados em zonas rurais, comarcas contíguas, o que faz do Oficial um verdadeiro desbravador e descobridor dos nossos sertões". Em mensagem enviada à organização do evento, ele destacou: "A função do Oficial de Justiça como auxiliar da justiça desde muito é conhecida pela humanidade. O Antigo Testamento nos traz notícias de que o rei Davi nomeou 6.000 oficiais de justiça para estarem à disposição dos juízes, principalmente em casos penais e religiosos. No direito romano, base das instituições jurídicas modernas ocidentais, eram tidos  como  "executores" que auxiliavam juízes e legisladores em atos e em sentenças processuais.  Entretanto, foi a partir do processo de formação dos Estados nacionais modernos que o Oficial de Justiça adquiriu posição e funções mais definidas".


 
Segundo a própria Ejud, o objetivo do curso que ocorrerá nos dois turnos da quinta e na manhã desta sexta, é criar um espaço de compartilhamento de saberes e experiências. A abertura contou também com as presenças da desembargadora Luíza Lomba, diretora da Ejud, e das juízas Ana Paola Diniz e Angélica Ferreira, respectivamente, atual e ex coordenadoras da Central de Execução do TRT5. O presidente do Tribunal aproveitou a ocasião para destacar o trabalho exercido por essa última à frente da Central, bem como a excelência da sua produção, que prossegue sendo executada na 8ª Vara de Salvador e na direção do Fórum das Varas da Capital.   Participaram do evento de hoje, também, os juízes Gilmar Carneiro, auxiliar da Presidência, e Juarez Wanderley, substituto da 13ª Vara de Salvador e ex-integrante da central de Execução.

 

No primeiro plano, de paletó, os instrutores


 
CAPACITAÇÃO - O primeiro contato feito com a dupla de oficiais paranaenses ocorreu em 2012, quando a oficiala do TRT5 Ivone Pereira da Cruz fez um curso nacional,  a distância , oferecido pela Escola Judicial do TRT9 para todos os outros regionais. A servidora, que tem 40 anos de serviço no TRT baiano, comentou com os colegas locais sobre a satisfação com o conteúdo e a metodologia, e inspirou as iniciativas que a Ejud está conduzindo.  Somente para o curso presencial que está acontecendo hoje e amanhã aqui em Salvador foi fechada uma turma com 95 inscritos - Oficiais de Justiça de Salvador, Camaçari, Simões Filho e Candeias.


 
O programa inclui a profissionalização do oficial (comunicação, linguagem e gerenciamento de conflitos); aprimoramento da linguagem escrita; processo eletrônico e a redefinição da função do oficial (utilização da informação eletrônica); ferramentas eletrônicas de produtividade e avaliação (técnicas com ênfase em imóveis, fundamentação e confecção do auto).


 
INSTRUTORES - Marcelo de Freitas e José Carlos Júnior são autores do livro: 'Oficial de Justiça - elementos para capacitação profissional' e criadores do site www.oficialcapacitado.com.br, que disponibiliza notícias, recursos, modelos e histórias verídicas contadas por oficiais, entre outros tópicos.


 
Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 21/11/2013