Oficiais do TRT5 participam de curso de defesa pessoal

 

Prevenção, Ação, Reação e Escape (PARE). Estes foram alguns tópicos que integraram o curso de defesa pessoal que um grupo de 20 oficiais de justiça (foto) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) - a maioria lotada no interior - aprendeu nos dias 16 e 17 deste mês, no Edifício Presidente Médici, em Nazaré.

 

Segundo o instrutor do curso, Douglas Pithon, o enfoque maior foi dado à prevenção. Um ensinamento passado por ele e pela sua equipe foi que os oficiais criem um elo com a comunidade onde estão interagindo. Douglas sugeriu que os oficiais, quando do cumprimento das diligências, deixem bem claro que não são policiais e sim representantes da Justiça. 'Tal prática evita que a população fique receosa em recebê-los ou que reaja com violência', ressaltou.

 

As servidoras Caroline de Souza e América Caldas, oficiais em Alagoinhas, declararam que a maioria dos ensinamentos aprendidos pode ser utilizada tanto em situações do trabalho quanto do cotidiano. Elas gostaram bastante da parte teórica, em que aprenderam que a luta deve ser usada sempre como último recurso.

 

O curso, promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) do Tribunal, foi ministrado pela equipe do Centro de Ensino de Ações Táticas (CEAT) e faz parte de um programa de reciclagem obrigatória.

 

Ascom - 17.09.2010
Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia.