Olodum é homenageado pelo TST com a Ordem do Mérito do Trabalho

foto: Divulgação

 

A instituição homenageada pela Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em 2013, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), será o Grupo Olodum, escolhido pelo trabalho social que desenvolve no bairro do Pelourinho, em Salvador, no estado da Bahia, com crianças e adolescentes em situação de risco. A solenidade ocorrerá no dia 14 de agosto na sede do TST, às 16h30.

 

Além do Olodum, a desembargadora do TRT da Bahia (TRT-BA), Maria das Graças Silvany Dourado Laranjeira (foto), foi indicada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para receber a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT), no grau Comendador. No caso dela, a indicação partiu do ministro Alberto Luiz Bresciani e é fruto da atuação da magistrada por aproximadamente um ano naquele Tribunal Superior como convocada, em substituição ao ministro aposentado Horácio Pires.

 

Conferida anualmente, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi criada em 1970 pelo TST e é destinada a homenagear personalidades nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade. 

 

OLODUM - Conhecido pelos seus tambores e por desenvolver ações de combate à discriminação racial, o Olodum, fundado em 1979 como bloco afro carnavalesco, é atualmente um grupo cultural, considerado uma organização não-governamental.  Entre os trabalhos que desenvolve está a Escola Olodum, um espaço de participação e expressão da comunidade afro-descendente, com várias atividades além de aulas de percussão. Dança afro, canto, informática cultural e empreendedorismo cultural são alguns dos cursos oferecidos.

 

O objetivo da Escola Olodum é valorizar o potencial de crianças, adolescentes e jovens, por meio de linguagens que possibilitam a inclusão social e digital. Iniciada em 1984, com o projeto Rufar dos Tambores, composto de aulas gratuitas de percussão e de cursos afro-brasileiros, surgiu para atender a uma demanda da comunidade do Maciel (Pelourinho) para que fosse formada uma banda de percussão com crianças e adolescentes do bairro, que viviam em situação de risco e vulnerabilidade social.

 

Leia também:

 

25/06/2013 07:00 | Desembargadora do TRT da Bahia será condecorada no TST

 

Fonte: Secom TST (Lourdes Tavares) - 9/7/2013 (Com edição da Secom TRT5)