Operários da Arena Fonte Nova participam de evento promovido pela JT

Foto1

 

O ciclo de palestras sobre prevenção de acidentes que os magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-Bahia) estão ministrando para os operários no canteiro de obras da Arena Fonte Nova começou nesta quinta-feira (17), com a adesão maciça dos trabalhadores. A primeira palestra ocorreu no refeitório, após o desjejum, e, embora os trabalhadores pudessem optar por sair da sala, a maioria - cerca de mil pessoas - permaneceu para ouvir orientações, conhecer as cartilhas, folhetos e vídeos apresentados e participar de uma comovida oração junto com seus colegas, chefias e as magistradas visitantes.

 

Entre as oradoras estiveram a desembargadora do TRT5 Léa Nunes (foto 1), gestora na Bahia do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho, e as juízas Ana Cláudia Scavuzzi, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), Angélica Ferreira, auxiliar da Presidência do TRT-BA, Soraya Gesteira e Rosemeire Fernandes (foto 2), representantes do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), um projeto social de educação da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

 

 

Foto2

 

 

O evento foi aberto com uma saudação do diretor do Consórcio Construtor da Arena Fonte Nova, Alexandre Chiavegatto, seguida da apresentação de vídeo do TST, da distribuição de panfletos do trabalho seguro (SESI) e cartilhas do TJC. Um dos momentos mais marcantes foi a fala da desembargadora Léa Nunes, que abordou o prejuízo pessoal e familiar causado pelos acidentes no trabalho, e as estatísticas anuais de morte de milhares de trabalhadores. Em silêncio, os presentes acompanharam todas as manifestações e participaram, ao final, de uma oração espontânea proferida pelo operário Fabrício Marques (foto 3).

 

O ciclo prossegue com palestras sendo realizadas sempre às quintas-feiras, das 7h20 às 7h40 (ver programação abaixo), até o dia 13 de julho, quando haverá um ato público a respeito da prevenção de acidentes, com a participação do presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen. As iniciativas compõem o Programa Nacional de Prevenção e a Arena Fonte Nova entra como entidade colaboradora nas ações programadas. 

 

Foto3

 

 

Programação na Arena Fonte Nova

2º Encontro - 24/05

Apresentação de vinheta - 'Acidente - Caso Real' do TST e temas abordados (programa do TJC)
Temas da Cartilha do Trabalhador: 
- Contrato de trabalho - importância da CTPS assinada.
- Direitos e Deveres do trabalhador.
- Estabilidade - com enfoque na Cipa;
Expositores: Rosemeire Fernandes (Juiza do Trabalho; Diretora de Direitos Humanos da Amatra5 e membro da comissão nacional do TJC) e Paulo Temporal (Juiz do Trabalho)- Distribuição de cartilhas do Sesinho

 

3º Encontro - 31/05

Trabalho Seguro
Apresentação de vinheta do TST 'abertura' Prevenção de acidentes: Responsabilidade civil do empregador;  do empregado (culpa exclusiva da vítima); culpa recíproca.
Justa causa - Enfoque: não utilização de EPI´s. Consequências.
Distribuição da cartilha do MPT.
Expositores: Juízes do Trabalho Alice Braga ou Gilmar Carneiro e o Procurador do Trabalho Luis Barbosa

 

4º Encontro - 14/06

Narcóticos Anônimos - Abordagem sobre a dependência química e os seus efeitos. 
Apresentação de um filme
Expositor: Distribuição de material sobre o tema.

 

5º Encontro - 28/06

Violência doméstica.
Apresentação de um filme sobre o tema.
Expositor: Advogado Carlos Magno
Distribuição de cartilhas sobre o tema.

 

6º Encontro - 05/07

Apresentação teatral englobando a temática do trabalho seguro.

 

7º Encontro - 13/07

Culminância com o ministro TST - João Oreste Dalazen
Apresentação de vídeo sobre o evento de conscientização/sensibilização realizado na obra.
Entrega de camisas com as logomarcas dos parceiros (TJC; TRT; Amatra; Anamatra; Arena Fonte Nova)

 

Ascom TRT5 - 17/05/2012