Para novos desafios, diretores trocam experiências

 

A validação prévia, o boletim estatístico, a movimentação processual, o E-Despacho, a carta precatória eletrônica, o e-doc, o AUD e as novidades inseridas no Protocolo exigem que os diretores de secretarias das varas reforcem cada vez mais os laços de colaboração. Diante de um cotidiano com desafios crescentes, a categoria decidiu investir no compartilhamento de informações, como aconteceu na I Oficina de Diretores de Secretaria de Varas do Trabalho do TRT5, realizada na última sexta-feira, dia 13. Também, já está agendado para os dias 18 e 19 de outubro o Seminário de Atualização dos Diretores de Varas. A idéia é ampliar a troca de experiências, mesmo reconhecendo que cada vara pode adotar metodologias próprias para organizar o seu serviço.


De acordo o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), a I Oficina, que aconteceu na sexta, na sala de treinamento do Edifício Médici, foi uma iniciativa dos próprios diretores, que buscam se capacitar para novas demandas. A categoria teve um papel fundamental na realização do evento, pois, mesmo sem a possibilidade do Tribunal fornecer diárias, a Oficina reuniu 47 participantes de todo o Estado, 24 da capital. Do interior, compareceram representantes das cidades de Camaçari, Conceição do Coité, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Amaro e Valença. Considerando o nível de mobilização e o compromisso dos diretores, o DDRH já planeja a realização bimestral de outros encontros do tipo.


A pauta da I Oficina, que foi elaborada em conjunto pela Comissão de Diretores, Coordenação Judiciária de 1ª Instância, DDRH e Secretaria de Organização e Métodos, envolveu o debate sobre o e-despacho, as ferramentas eletrônicas e os serviços à disposição da 1ª Instância. A metodologia escolhida foram as aulas expositivas proferidas pelos secretários Manoel Evangelista (Coordenação Judiciária de 1ª Instância) Helânia Demettino (O&M) e Cláudia Jorge (Secretaria de Informática), e pelos diretores Railuze Saback (Serviço de Gerenciamento de Dados), Ana Cláudia Costa Lopes (Serviço de Protocolo), Gean Charles Pimentel (35ª Vara) e Antônio Geraldo (33ª Vara).


Outubro - O DDRH já solicitou licitação para contratação de pacote de serviços necessários para a promoção do Seminário de Atualização para diretores de varas nos próximos dias 18 e 19 de outubro. Em reunião com a Comissão de Diretores e após contato com a diretoria de O&M e com o Desembargador Roberto Pessoa, Presidente do TRT5, o Departamento considerou que seria inadequado promover um novo encontro de diretores no presente exercício. A razão é o envolvimento de todos com as novas sistemáticas e metodologias que vêm sendo implantadas e a proximidade do último encontro, não havendo pauta para evento desse porte.


A idéia do Departamento é promover um evento mais conciso, que atualize a categoria sobre os projetos nacionais e o seu andamento no Regional, promova a troca de experiências em rotinas e nova legislação e avalie a atuação dos gestores de primeira instância. Os diretores de varas sediadas no interior do Estado foram consultados sobre seu interesse em hospedagem custeada pelo Tribunal, uma vez que não haverá pagamento de diárias por indisponibilidade orçamentária atual para essa finalidade. A licitação será baseada no resultado desse levantamento.


A nova modalidade de promoção de eventos inaugurada nessa gestão, que dispensa pagamento de diárias e oferece hospedagem e ressarcimento de passagens rodoviárias para os participantes, tem permitido otimizar a realização de ações de capacitação e reciclagem de maior porte, a exemplo do último encontro de diretores e desse seminário. Esses eventos não teriam sido diligenciados se dependesse de verba de diárias, que foram reduzidas devido aos cortes no orçamento ocorridos nos últimos anos.


E-Despacho - O Departamento de Recursos Humanos vem promovendo, à parte da agenda de encontros de diretores, um debate que, orientado pela Secretaria de O&M, visa introduzir as varas do Regional na utilização do novo sistema de despacho eletrônico (E-Despacho) desenvolvido pela Secretaria de Informática. Na quarta-feira, dia 11, houve uma reunião com os diretores-adjuntos das varas da capital envolvidos na primeira etapa do processo de implantação do E-Despacho (1ª, 2ª, 7º, 9ª, 11ª, 14ª, 15ª, 31ª e 37ª). O encontro, que foi realizado no refeitório no 10º andar do Fórum Antônio Carlos Oliveira, no Comércio, deu início à troca de experiências sobre novo recurso, que prossegue com reuniões de pequenos grupos de diretores e num fórum na internet.