Paulino Couto é o novo presidente do TRT5

Nova mesa diretora do TRT5: da direita para esquerda, o presidente Paulino Couto, a vice-presidente Ana Lúcia Bezerra, a corregedora Ilma Aguiar e o vice-corregedor Raymundo Pinto


A ética, o respeito ao próximo e o empenho em preservar a tradição de celeridade e eficiência da Justiça do Trabalho serão pilares da administração do TRT5 no biênio 2007/2009. Esses compromissos foram destacados hoje pelo desembargador federal Paulino César Martins Ribeiro Couto, durante a concorrida cerimônia em que foi empossado no cargo de presidente do Tribunal, realizada na Sala de Sessões do Pleno, em Nazaré.

 

"Pensando de forma positiva, buscando agir de modo solidário, sempre valorizando o próximo e tendo sempre a ética e a lei como fundamento de todos os meus atos, assumo a Presidência deste Tribunal com o único propósito de realizar uma boa administração e prestar um bom serviço à comunidade", sintetizou o presidente Paulino Couto no seu discurso.

 

Ele salientou que o momento atual, pós Emenda Constitucional nº. 45, é peculiar, pois a Justiça do Trabalho está buscando compatibilizar a ampliação da sua competência com a celeridade típica do processo do trabalho. Para fazer frente ao constante crescimento do número de ações ajuizadas, enfatizou, será preciso "maior valoração dos instrumentos de solução extrajudicial dos conflitos de interesses, como a conciliação e a mediação".

 

Tomaram posse na solenidade, ao lado do presidente Paulino Couto, os demais integrantes da mesa diretora do TRT5: a vice-presidente Ana Lúcia Bezerra Silva, a corregedora Ilma Aguiar de Sousa e o vice-corregedor Raymundo Antonio Carneiro Pinto.
 

A desembargadora Maria de Lourdes Linhares saudou os novos dirigentes, em nome dos demais integrantes do TRT5, e em especial o novo presidente, salientando algumas das suas qualidades: "juiz irrepreensível, dotado de simplicidade e senso de justiça, é vitorioso nas atitudes, autoconfiante e, com desprendimento, tem estado sempre disposto a servir à instituição".

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do trabalho da 5ª Região (Amatra5), juiz Gilmar Carneiro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia, Saul Quadros, e a procuradora-chefa do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Sandra Faustino, também discursaram, desejando êxito aos novos dirigentes e reconhecendo os avanços conseguidos na última gestão.

 

BALANÇO - Antes de transmitir o cargo de presidente, o desembargador Roberto Pessoa fez um breve balanço das realizações nos últimos dois anos que contribuíram para dar efetividade às decisões e reduzir o número de processos na fase de execução, como a criação da 6ª Turma de julgamento, do Juízo de Conciliação da 2ª Instância e os leilões integrados (Projeto Leiloar). Lembrou ainda de algumas inovações que melhoraram o atendimento, como a implantação da Central de Cargas e a unificação do sistema de protocolo nas diversas unidades, com ampliação de horário.

 

Ao final do seu discurso, o desembargador Roberto Pessoa homenageou colegas e colaboradores: "Quero compartilhar os resultados alcançados por esta Administração com todos aqueles que estiveram sempre pertinazes e prontos para colaborar em prol do engrandecimento desta instituição. Aos leais e lúcidos colegas desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, advogados, queridos servidores, amigos, familiares, a todos que me acompanharam nesta jornada, o meu muito obrigado".

 

A posse dos novos dirigentes do TRT5 foi bastante concorrida, contando com a participação de muitos magistrados, servidores e familiares dos empossados. Compuseram a mesa alta da cerimônia, as seguintes autoridades: o ministro do TST Horácio Pires, representando o presidente daquele tribunal, o ministro Rider Nogueira de Brito; o chefe de gabinete do Governo do Estado, Fernando Schmidt, representando o governador Jacques Wagner; a presidente do TRT da 20ª Região, Suzane Faillace; o procurador geral do Estado, Rui Moraes Cruz; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia, João Pinheiro; o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juiz Cláudio José Montesso; além dos já citados Sandra Faustino (MPT-BA) e Saul Quadros (OAB-BA).

Ascom TRT5 - 05/11/2007

 

Mensagem do escritor Augusto Cury para o Dr. Paulino