PJe: comitê traça próximos passos para implantar processo eletrônico

 

Na última sexta-feira (15), o comitê do TRT-BA para implantação do Processo Judicial Eletrônico - PJe reuniu-se na Secretaria de Informática para o planejamento das próximas ações para a inauguração do sistema na Vara de Santo Amaro, em maio deste ano. "Uma das primeiras providências será o aumento do link na internet", afirmou a diretora de Informática, Cláudia Jorge.

 

A equipe definiu uma visita técnica para a próxima terça-feira à vara piloto quando serão analisadas as condições físicas e tecnológicas para início da implantação do PJe. 

 

O PJe é o sistema nacional que será implantado em toda a Justiça do Trabalho brasileira, no qual todos os processos serão eletrônicos. A Vara do Trabalho de Santo Amaro será piloto no TRT-BA, que é o primeiro tribunal a instalar o sistema no 1º e 2º graus simultaneamente, marcado para maio deste ano.

 

Segundo a coordenadora da comissão, desembargadora Dalila Andrade, "o Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT vai dar suporte no treinamento de magistrados e servidores, além de fornecer informações para a campanha de divulgação".

 

O contato com as assessorias da Ordem dos Advogados do Brasil /BA e da Associação Baiana de Advogados (ABAT) já está sendo feito para dar início à campanha junto aos advogados, que vão ser treinados para uso do sistema. Uma primeira reunião ocorrerá em Santo Amaro com este objetivo.

 

"Será uma mudança muito grande e temos que preparar nosso corpo funcional para o sistema, reconhecendo nos servidores os perfis para trabalhar com o PJe", declarou Helânia Castro, diretora de Organização e Métodos. 

 

A próxima reunião foi marcada para o dia 27 de março. 


 

Ascom TRT5 -19/03/2012