PJe-JT: Senhor do Bonfim recebe processo eletrônico

 

Dois milhões e duzentos mil é o número de ações trabalhistas que hoje tramitam pelo Sistema de Processo Judicial Eletrônico - PJe-JT, em todo o pais. Na Bahia, são mais de 100 mil ações, e nesta quinta-feira (23), a cidade de Senhor do Bonfim recebeu a primeira ação trabalhista pelo PJe-JT. O sistema foi implantado pelo presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Olilveira, acompanhado da gestora regional do PJe-JT, desembargadora Dalila Andrade, do presidente da Comissão de Informática, desembargador Jéferson Muricy, do juiz auxiliar da Presidência, Gilmar Carneiro, do titular da vara, juiz André Neves, do prefeito de Jaguarari, Antônio Ferreira, da representante da OAB, Thyara Bulhões Mendes e do juiz da Vara Crime, Tardelli Cerqueira.

 

Segundo o titular da Vara de Senhor do Bonfim, juiz André Neves, a implantação do PJe-JT é um movimento revolucionário. E aponta que se "antes tudo que não estava nos autos não estava no mundo, com a virtualização passa a ser mais ou menos assim: tudo que está no mundo virtual está nos autos". E complementa que "deixam de existir provas físicas para serem virtuais agora, como os antigos cartões de ponto em papel que passaram em muitas empresas para o formato eletrônico".

 

A coordenadora do Comitê Regional de Implantação do novo sistema, desembargadora Dalila Andrade, falou que o sistema já é uma realidade em 70% das varas da Bahia beneficiando não apenas cidadãos, mas também aos advogados que atuam na jurisdição compreendida pelas cidades de Andorinhas, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba,Jaguarari, Pindobaçu e Ponto Novo.

 

O advogado Antônio Campos, que ingressou com a primeira ação, afirmou que espera que o novo sistema realmente contribua para a agilidade dos processos, e destacou:  "nunca pensei que chegássemos ao ponto de termos nas nuvens o local mais seguro para os arquivos", referindo ao termo utilizado pela tecnologia da informação.

 

O presidente encerrou a cerimônia ressaltando que "o PJe-JT é o futuro, um sonho ideal de justiça tornando mais fácil o acesso do jurisdicionado". Segundo ele, o sistema traz melhorias substanciais relativas à celeridade do processo: "Ele vem sendo a cada dia aperfeiçoado. Louvo o trabalho desenvolvido pela desembargadora Dalila Andrade, por Cláudia Jorge, diretora da Setic, e também pelo desembargador Jeferson Muricy, presidente da Comissão de Informática. Sonhamos com uma justiça mais rápida e mais célere, e já estamos neste caminho". Também ressaltou o fato de o advogado autor da primeira ação do PJe, Antônio Campos, ser o mesmo que ingressou com a primeira ação na Vara do Trabalho de Senhor do Bonfim, em 1978.

 

HISTÓRICO - A média anual de processos recebido na vara nos últimos três anos foi de 1565. A partir de agora, o PJe-JT abrange todas as novas ações trabalhistas iniciadas na vara. No novo sistema, o processo é operado pela internet, desde seu início até a juntada de novos documentos, recursos e finalização. O uso do papel ficará restrito às ações antigas e a pagamentos. O PJe-JT já está sendo usado em varas do TRT5-BA desde 2012, quando foi implantado na Vara de Santo Amaro, e o plano de expansão prevê a implantação, somente em 2014, em mais três novas jurisdições da Bahia.

 


Secom TRT5 ( Léa Paula) -  24/10/2014