PJe será instalado nessa sexta (23) na Paraíba

 

A instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no Tribunal do Trabalho da Paraíba (foto) está confirmada para esta sexta-feira (23), com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen. A solenidade será dirigida pelo desembargador Paulo Américo Maia Filho, presidente do TRT13, e acontecerá às 10h no auditório do Tribunal Pleno, em João Pessoa. Inicialmente o sistema será instalado nas 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Santa Rita e na 2ª Instância (Tribunal).

 

Na solenidade, além da aposição das placas e dos pronunciamentos, os advogados Paulo Antônio Maia e Silva e Washington Rocha de Aquino vão protocolar uma reclamação trabalhista em 1ª Instância e um mandado de segurança em 2ª Instância como forma de teste e divulgação do sistema.

 

Na Vara de Mamanguape a instalação do PJe-JT acontecerá já na próxima sexta-feira (30) implementando a expansão do sistema, informa o presidente do Comitê de Implantação do Processo Judicial Eletrônico, desembargador Ubiratan Delgado, que também preside a Comissão de Informática do TRT da Paraíba.

 

TREINAMENTO - Para a instalação do PJe-JT na Paraíba, nas Varas do Trabalho de Santa Rita e Mamanguape e no Tribunal do Trabalho, foi cumprido um extenso calendário de treinamentos para juízes, servidores e advogados. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Tribunal do Trabalho do Rio de Janeiro, escolhido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho como "padrinho" do Regional paraibano. Servidores do TRT Rio foram deslocados para repassar a experiência adquirida com o novo sistema.

 

Na terça feira (20), houve treinamento para os magistrados, servidores que atuam na atividade fim de 2º grau na sede do TRT, advogados, peritos e procuradores. O treinamento foi ministrado pelo desembargador Evandro Valadão, replicador do TRT do Rio de Janeiro (1ª Região).

 

Na última quarta-feira, 14, o passo a passo do PJe-JT foi apresentado no auditório do Fórum de João Pessoa e reuniu mais de 200 advogados que militam na área trabalhista. O treinamento foi ministrado pelo desembargador Cláudio Brandão, do TRT da Bahia. Na abertura, o desembargador Ubiratan Delgado lembrou que após 90 dias da implantação do PJe-JT, todas as ações originárias do Regional serão enviadas exclusivamente pelo PJe-JT, a exemplo de Ações Rescisórias, Dissídios Coletivos, Habeas Corpus, Ação Civil Pública, entre outras.

 

A meta da Justiça do Trabalho é encerrar o ano de 2012 tendo implantado PJe em pelo menos 10% das Varas de Trabalho de cada um dos 24 TRTs. Em 2013, a meta será expandir o sistema para pelo menos 40% das Varas de cada Tribunal. O percentual de magistrados e servidores capacitados na utilização do PJe-JT deverá ser elevado a 50%.

 

Ascom TRT5/ TRT13 - 23/11/2012