Plano de gestão do TRT-BA destaca as prioridades para 2013

foto: Secom TRT5

 

O Programa de Modernização e Inovação aprovado pelo Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) destaca as seis áreas que serão priorizadas no plano de gestão do TRT da Bahia para 2013: acesso à justiça e efetividade, responsabilidade social, gestão de pessoas, infraestrutura, modernização da tecnologia da informação e gestão orçamentária. O programa foi apresentado pela presidente do Tribunal, desembargadora Vânia Chaves, na sessão do último dia 25 e traz ainda o relatório das principais atividades judiciárias e administrativas já realizadas na atual gestão em cada uma dessas áreas.

 

''Deixamos de agir pelo impulso do presente e passamos a trabalhar com a perspectiva planejada de futuro'', afirmou a presidente, que quer racionalizar procedimentos para cumprir o desafio de tornar a Justiça do Trabalho ainda mais célere, dinâmica e com garantia dos resultados processuais. Ela comemorou os resultados obtidos pelo Regional no ano que passou, em ações como o cadastro para a implantação da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em 10 varas trabalhistas no interior e, mais recentemente, o primeiro lugar do TRT5 em gestão estratégica, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça.

 

''Estamos mais amadurecidos e fortalecidos como instituição que vem se modernizando e se consolidando como instrumento de justiça, paz social e cidadania'', afirmou. Para o presente exercício, entre os destaques apontados pela desembargadora estão os projetos que criam nove novas varas trabalhistas e cerca de 600 novos cargos e funções para o TRT da Bahia – ambos em tramitação no CSJT e no Tribunal Superior do Trabalho (TST) –, além da implantação do PJe nas 39 varas da capital este ano, trabalho que, segundo a magistrada, ''envolve toda a administração e tem se caracterizado pela preocupação com o ser humano neste processo de mudança de paradigma''.

 

''Os prêmios e reconhecimentos conquistados pelo TRT baiano e a nossa representatividade no cenário nacional são uma prova do quanto estamos trilhando o caminho da excelência'', ressaltou a presidente, para quem a soma de competências resulta na multiplicação de resultados.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 28/02/2013