Posto do TRT no SAC Iguatemi reabre com nova rotina no atendimento


O posto tem guichê especial para quem traz até cinco documentos

 

O Posto de Atendimento Avançado do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, no Iguatemi, reabriu na semana passada com algumas novidades, após 20 dias fechado para a reforma física do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) do shopping. Além de espaço mais amplo e do horário de atendimento ao público passar a ser das 9 às 18h, foi eliminado o carimbo manual para protocolar os documentos recebidos no final do expediente, dando mais agilidade e confiabilidade ao serviço. Outra mudança é que quem chega com até cinco documentos é atendido em um guichê preferencial, diminuindo a espera.


Agora todos os documentos são recebidos e tramitados na hora pelo sistema informatizado, pois mesmo com a redução do horário de atendimento ao público, os quatro servidores, quatro estagiários e nove funcionários do SAC que trabalham no local podem tramitar os processos após as 18h. O secretário-geral da presidência do TRT5, Tarcísio Filgueiras, explica que a mudança de horário foi para se ajustar às novas regras que a Secretaria de Administração do Estado (Saeb) determinou para o SAC: todo o pessoal deve sair do local até as 19h05. ¿Portanto, temos uma hora, após o encerramento do atendimento ao público, para tramitar e arrumar os documentos¿, explica Tarcísio.


De acordo com a coordenadora do posto, Edna Barbosa, até o início de junho, como a unidade atendia o público até as 20h e a demanda aumentava na última meia hora, os documentos eram recebidos manualmente para evitar a fila. As tramitações tinham que ser feitas no dia seguinte, possibilitando erros.


As principais demandas atendidas no posto são de reclamações trabalhistas e dúvidas sobre os direitos trabalhistas, principalmente por comerciários e empregados domésticos. Para dona Aida Maria do Nascimento, 63, o atendimento sempre foi bom e a tendência é melhorar. ¿Sempre fui bem atendida. Trabalho em um escritório de advocacia, e sempre venho aqui¿, afirma.

 

Ascom TRT5 ¿ 13.07.2009