Posto do TRT5 no SAC Bela Vista será fechado em agosto

foto: Secom TRT5

Após expansão do e-Samp em Salvador, queda no fluxo de atendimento no SAC Bela Vista atingiu 73,5% este ano

 

O Posto de Atendimento Avançado da Justiça do Trabalho (PAAJT) que funciona no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Bela Vista funcionará até o dia 31 deste mês, em razão do baixo movimento e da constante redução das atividades desenvolvidas. O encerramento das atividades, marcada para o dia 3/8, ocorrerá um ano e quatro meses depois da transferência da unidade, que funcionava anteriormente no Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), e já foi formalizado pela Presidência do Tribunal Regional do Trabalho, através de ofício encaminhado à Secretaria da Administração do Estado da Bahia.

 

Inaugurado conjuntamente com o SAC, em março do ano passado, o PAAJT Bela Vista registou uma redução de aproximadamente 44% na média de atendimentos de 2014 em relação a 2013. Enquanto em 2013 a unidade havia registrado um total de 130.499 atendimentos, entre emissão de certidões e recebimentos de petições/processos - o que dá uma média de 10,8 mil atendimentos por mês -, em 2014, foram apenas 56.421 registros, uma média de 4,7 mil atendimentos/mês, após o posto ser transferido para o Shopping Bela Vista.

 

foto: Secom TRT5

 

ESTRUTURA DESNECESSÁRIA - De acordo com o chefe do posto, o servidor Carlos Benedito Zumaêta Rebouças, a queda no fluxo de atendimento chega a 73,5%, quando comparada aos sete primeiros meses deste ano, período em que foram realizados 14.937 atendimentos, uma média de 2,4 mil por mês. Ele atribui a queda no atendimento não apenas à mudança do SAC para o Shopping Bela Vista, mas sobretudo a fatores como a consolidação do sistema PJe-JT em Salvador - onde já funciona desde agosto/2013 - e à expansão do módulo eletrônico do e-Samp (sistema de acompanhamento e movimentação em uso para os processos físicos) para todas as 39 varas da capital, fatores que, na visão do servidor, ''atualmente tornam desnecessária a manutrenção do PAAJT''.

 

''Trata-se de uma consequência natural do processo eletrônico e demais sistemas digitais. Agora, o advogado pode fazer, pela internet, a maioria dos serviços antes disponibilizados nos postos de atendimento, como o ajuizamento de novas ações e o envio de petições para processos físicos de qualquer vara da capital'', explicou o servidor, para quem a manutenção da infraestrutura como a do posto no SAC Bela Vista torna-se desnecessária. Ele acrescentou que, nos últimos meses, o grosso do atendimento concentrou-se em serviços como emissão de certidões e prestação de informações à população.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 14/7/2015