Presidência Itinerante em Senhor do Bonfim e Juazeiro

 

 

 

Nos dias 23 e 24 últimos , a equipe da Presidência Itinerante esteve nas cidades de Senhor do Bonfim e Juazeiro. Como sempre ocorre, o presidente recebeu servidores e partes interessadas em saber mais sobre seus processos (fotos). Na sexta-feira (24), em Juazeiro, a equipe anunciou, entre outros assuntos, que o plano de autogestão tem como foco principal o credenciamento de bons profissionais médicos e odontológicos.

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, afirmou que o trabalho de análise da implantação da autogestão em saúde do TRT5 começou na década passada: "tínhamos que tomar uma posição e finalmente tivemos o plano aprovado pelo Órgão Especial, tendo a equipe coordenada pela desembargadora Graça Boness evoluído bastante em relação ao seu início" . Ele apontou que a partir de maio magistrados e servidores viverão outra realidade em relação à saúde no TRT5, "quando o plano começará a funcionar".

 

O diretor-geral, Tarcísio Filgueiras, destacou que o plano de saúde do TRT5 tem se baseado em planos de autogestão que deram certo, como os do MPT, do pró-social do TRF, o do TST, e que os próprios servidores e magistrados podem indicar clínicas e médicos conhecidos para análise do comitê de implantação.

 

"Temos que nos unir em prol de nossos interesses, sejam eles relativos à saúde ou em relação aos salários, buscando apoio, quando necessário, junto às bancadas parlamentares do interior também", apontou o presidente, ao ressaltar que "temos muitas metas a serem cumpridas pelo CNJ, e vivemos um momento de mudanças, mas temos que contar com todos para direcionar os interesses da JT, inclusive para lutar pelos ganhos, tanto de servidores quanto da instituição, pois as consequências geradas pelas greves também contribuíram para a não aprovação de cargos para o Tribunal, o que diminuiu também o seu porte junto ao CSJT", ao convidar todos para um trabalho conjunto.

 

PJe e parametrização - A gestora regional do PJe, desembargadora Dalila Andrade, também acompanhou o grupo e se colocou à disposição para tirar dúvidas em relação ao novo sistema implantado agora nas Varas de Juazeiro, e lembrou que está previsto "todo um trabalho promovido pela Coordenadoria de Organização e Métodos de apoio às varas que implantam o sistema".

 

A desembargadora também lembrou que há o grupo de parametrização, formado por magistrados e servidores, entre eles o juiz auxiliar da Presidência, Gilmar Carneiro, que forma com ela o Comitê de Políticas para o 1º Grau, tratando também da resolução 194 do CNJ. "Algumas reuniões já se iniciaram para que seja tratado o plano de ação visando à priorização do 1º grau, que vai rever, inclusive, as resoluções 63 e 184, sobre as lotações e cargos de servidores nas varas".  A desembargadora convidou todos para enviarem suas sugestões via comissão de diretores para que haja participação efetiva do corpo funcional do Tribunal nas decisões enviadas ao TST.

 

O juiz Gilmar Carneiro falou que as propostas devem sair do campo das ideias, e que é preciso que o fórum do TRT realmente mude a realidade do primeiro grau, lembrando a urgência no atendimento das necessidades de trabalho das secretarias e gabinetes de varas, ao convidar todos para participarem da elaboração dos planos do tribunal.

 

Também foi informado que está sendo desenvolvido o site do plano de autogestão, com as novidades, além do tira-dúvidas, assim como já ocorre com o PJe.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 27/10/2014