Presidência ouve magistrados, advogados e servidores em Bom Jesus da Lapa

 

Magistrados, advogados e servidores que atuam na Vara do Trabalho de Bom Jesus da Lapa expuseram, na última segunda-feira (7/4), suas reivindicações e sugestões diretamente ao presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, que se reuniu com eles na sede da unidade, como parte do Projeto Presidência Itinerante. A iniciativa é realizada desde o começo da atual gestão do Tribunal e já ocorreu em Itabuna, Eunápolis, Conceição do Coité, Guanambi, Brumado, Porto Seguro e Ipiaú.


 
Na reunião em Bom Jesus da Lapa, estiveram presentes, além do presidente, os juízes Marivaldo Pereira da Silva (titular da Vara), Carla Tereza Baltazar da Silveira Porto (substituta na unidade), e Andréa Presas Rocha,  presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5); o vice-presidente da OAB/BA, Fabrício de Castro Oliveira, e a presidente da subseção local da OAB, Sandra Regina Xavier Dourado Silva. Também participaram o conselheiro da OAB/BA, advogado Edvaldo Ramos de Araújo e o diretor de Secretaria da Vara, José Valman Peixoto de Carvalho Júnior, além de servidores e advogados que militam na jurisdição. A equipe da Presidência do TRT5 foi integrada pelos servidores André Pereira de Souza, assessor, e José Vidal Rivas, assessor de Segurança.


 
A presidente da subseção local da OAB, Sandra Xavier, solicitou a ampliação do quadro de servidores e de estagiários da unidade e elogiou o juiz Marivaldo Pereira da Silva, pedindo que ele seja mantido na unidade. Já o advogado Gregório Oliveira de Araújo requereu que haja audiências itinerantes mensais no município de Santa Maria da Vitória, levando-se em consideração as distâncias na jurisdição e o estado precário das estradas. Servidoras da Vara, por sua vez, trouxeram sugestões acerca das dificuldades com cursos telepresenciais, manifestando-se no sentido de que as aulas sejam gravadas, para serem assistidas posteriormente.


 
Em resposta às demandas apresentadas, o presidente Valtércio de Oliveira comprometeu-se a estudar cada uma delas. No tocante à realização de vara itinerante em Santa Maria da Vitória, explicou que esse trabalho foi realizado recentemente em Maraú (jurisdição de Ipiaú). O magistrado declarou que é uma alegria estar de volta à Bom Jesus da Lapa, uma jurisdição em que há um bom relacionamento entre todos os profissionais que militam na Justiça do Trabalho. Disse também que tem o objetivo de levar a Administração do Tribunal a todas as varas do interior, com o Projeto de Presidência Itinerante.


 
Ele ressaltou ainda que a Justiça do Trabalho tem um importante papel social, pois é procurada por pessoas essencialmente desempregadas em busca de seu alimento. "A Justiça do Trabalho, onde chega, traz a verdadeira justiça social", assegurou, afirmando que espera retornar a Bom Jesus da Lapa no ano seguinte já com a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).


 
O vice-presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira argumentou que a Justiça do Trabalho é, de fato, uma justiça que funciona, com uma dose muito grande de humanidade, especialmente na pessoa do seu presidente. Ele pediu aos colegas que, para a vinda do PJe, já procurem obter o certificado digital.

 

foto: Divulgação
 


BRUMADO - O presidente Valtércio de Oliveira aproveitou a viagem a Bom Jesus da Lapa para verificar o serviço de terraplenagem (foto) para a construção da nova sede da Justiça do Trabalho em Brumado. A operação, realizada pela Prefeitura local, já está em fase final. A Administração do TRT5 planeja inaugurar até o final do ano o prédio, que ficará na Praça Wenceslau Araújo, no bairro de Santa Tereza. Os recursos para a edificação, da ordem de R$ 1,75 milhão, já estão garantidos e o processo licitatório para a contratação da construtora já foi concluído.


Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 10/04/2014