Presidente fala sobre os 70 anos da CLT na Câmara Municipal de Valença

 

Em homenagem aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, ministrou palestra sobre a importância dessa norma na vida dos trabalhadores, nesta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Valença, na Bahia. Segundo a magistrada, "a CLT foi uma consolidação de leis criada para resguardar a vida do trabalhador, até então, em 1943, sem seus direitos reconhecidos".


 
A presidente fez um histórico sobre os direitos trabalhistas no Brasil e no mundo, lembrando os primeiros a se dedicarem à causa trabalhista, e que no Brasil, a economia agrícola que predominava ainda refletia a relação escravocrata existente.

 


 

No evento em Valença, o presidente da Câmara, Bertolino de Jesus, agradeceu a palestra e declarou que os vereadores precisam mais desse tipo de contato com a Justiça e com seus juízes. Ele também se referiu aos estudantes que estiveram com faixas no local (foto), em solidariedade aos movimentos que ocorrem no país: "se os jovens conhecessem melhor o trabalho do Judiciário e o significado da CLT poderiam reivindicar melhor seus direitos".

 

As comemorações pelos 70 anos da CLT tiveram início no dia 2 de maio deste ano, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, seguidas por quase todos os 24 Regionais do Trabalho. No caso da Bahia, o TRT5 realizou a Solenidade Comemorativa dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no dia 27 de maio último,  quando o ministro do TST, Horácio Pires, proferiu uma aula magna sobre o tema, além de representantes dos advogados e procuradores que ministraram palestras sobre a CLT. Em Porto Seguro e em Ilhéus, nos dias 22/4 e 13/6, também foram realizados eventos em homenagem à CLT, tanto na Câmara de Vereadores, quanto na sede da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhista (Abrat), respectivamente, com a participação da presidente e de magistrados do TRT5.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 19/06/2013