Presidente e juíza do TRT5 são homenageadas em Porto Seguro

foto: Ascom Prefeitura de Porto Seguro

 

Na foto, a desembargadora Vânia Chaves aparece entre o presidente da Câmara Municipal de Porto Seguro, vereador Paulo Cesar Onishi, e a prefeita da cidade, Cláudia Oliveira, seguida da titular da Vara de Porto Seguro, juíza Andréa Schwarz

 

A presidente do TRT da Bahia, desembargadora Vânia Chaves, e a titular da Vara do Trabalho de Porto Seguro, juíza Andréa Schwarz, foram duas das homenageadas no Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira (8), pela Câmara Municipal de Porto Seguro, no extremo sul do estado. Esta foi a primeira vez que o legislativo porto-segurense realizou uma sessão solene exclusivamente para homenagear mulheres de todos os estratos sociais, dando-lhes a oportunidade de compartilhar suas histórias de vida, papeis desempenhados e desafios.

 

A Mesa de Honra foi presidida pela vereadora Lívia Nascimento, acompanhada da presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, e da prefeita da cidade, Cláudia Oliveira.

 

A solenidade foi uma sugestão da vereadora Lívia Cardoso Nascimento, que propôs à Câmara realizá-la anualmente, homenageando mais mulheres pela passagem do dia 8 de março, data em que operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque (EUA) entraram em greve por melhores condições de trabalho e morreram queimadas no interior do estabelecimento que se incendiou e teve as portas fechadas para as grevistas não saírem, no ano de 1857.

 

Considerações

 

A presidente da Câmara Municipal de Porto Seguro enfatizou que o momento foi muito gratificante, tendo em vista a percepção da realidade atual do sexo feminino e da história de lutas e conquistas. ''Neste lugar onde tudo começou, temos aqui presente a primeira prefeita de Porto Seguro. Entretanto quantas irmãs do mundo não sofrem por não pertencer ao gênero dominante? Não podemos esquecer que até o final do século XIX as mulheres precisavam de autorização do governo para estudar, que o voto feminino só foi conquistado em 1933 e que a primeira senadora foi eleita em 1990. Tivemos que lutar para decidir até com quem a gente iria se casar e quantos filhos queria ter. Hoje, as mulheres estão fazendo do Brasil uma grande nação'', declarou Lívia.

 

A prefeita Cláudia Oliveira destacou a importância da data para as mulheres. ''É o dia da mulher mãe, da mulher jovem, da mulher empresária, da mulher criança, etc. Somos progenitoras da humanidade, geradoras da vida. Somos o esteio desta terra e preparamos nossa gente para a luta, para o enfrentamento das desigualdades que marcaram a trajetória de muitas mulheres. Orgulho-me de ser a primeira prefeita desta cidade, que é a terra mãe do Brasil'', homenageando a sua mãe, Dona Lélia, e a sua filha, Larissa, pelo Dia da Mulher. ''Para administrar uma cidade como Porto Seguro, às vezes, temos que abrir mão de estar com os filhos, mas a recompensa é ver o nosso povo feliz. Parabéns às mulheres do município, do Brasil e do mundo! Vamos continuar lutando pelos seus direitos e trabalhar para que tenhamos uma cidade onde se possa viver e ser feliz'', afirmou a prefeita, sendo bastante aplaudida pelos presentes.

 

Jurema Bacichet, carinhosamente conhecida como Vó Jurema, foi uma das homenageadas com a Moção de Congratulações

 

Uma das homenageadas com a Moção de Congratulações, Jurema Bacichet, conhecida carinhosamente como Vó Jurema, deu o seu testemunho de vida, emocionando os presentes.''Sou filha de imigrantes e passei por muitas dificuldades nesta vida. Sei o que estar nas ruas, com fome, frio. O meu sonho sempre foi formar uma família. Casei-me, aos 19 anos, e tive cinco filhos, que me deram netos e estes bisnetos. Não tive a oportunidade de estudar e me preparar para um concurso público ou uma universidade. Vejo que muitas mulheres são valorizadas por serem jovens, bonitas e ricas, mas não foi a minha realidade. Estou avançada na idade, com 73 anos, mas ainda trabalho das 5 horas às 22h, diariamente, cuidando de  crianças, idosos e doentes, pessoas que estão desassistidas e precisam de ajuda'', ressaltando que  1.115 pessoas já passaram pela  sua instituição, no Arraial d'Ajuda.

 

Secom TRT5 - 11/03/2013 (Com informações da Câmara Municipal de Porto Seguro)