Presidente e ouvidora do TRT5 esclarecem reclamantes no Dia do Cidadão

 

Os oito atendimentos realizados na manhã de hoje pela presidente e pela ouvidora  do TRT5, desembargadoras Ana Lúcia Bezerra e Sônia Lima França,  nas audiências do projeto Dia do Cidadão (foto), comprovaram a importância dos reclamantes serem acompanhados por um profissional da advocacia  nas diferentes etapas da tramitação dos processos.

 

Entre os motivos que levaram reclamantes a agendarem o encontro estavam três casos de execução (cobrança judicial) contra empresas em condições falimentares e outros de arquivamento de processos, inclusive com créditos a receber. As magistradas orientaram as partes com base na leitura dos autos e as aconselharam a constituírem advogados, inclusive procurando os seus sindicatos.

 

Em todas as audiências, ficou confirmado que os processos seguem seu curso normal, sem falhas ou represamentos na tramitação. Em alguns casos, as partes estavam inconformadas com as decisões ou com resultados de perícias, e não sabiam que passos deviam dar para ter acesso aos seus direitos.

 

Próxima edição – O Serviço de Assessoramento em Projetos Especiais já está inscrevendo para a próxima edição do Dia do Cidadão, que acontecerá no dia 20 de outubro, às 9 horas. Desde o começo do ano, 35 pessoas já foram atendidas no projeto, que realiza atendimentos mensais.  A cada edição, acontecem audiências das pessoas envolvidas em processos trabalhistas com representantes da administração do Tribunal. Os interessados devem agendar pelo telefone (71) 3319-7667, com até 48 horas de antecedência para o encontro.


Outro canal sempre aberto entre a comunidade e a administração do Tribunal é a Ouvidoria, para onde as demandas podem ser encaminhadas pelo e-mail ouvidoria@trt5.jus.br ou pessoalmente. O Órgão funciona no 1º andar do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio.

 

Buscar a aproximação entre os cidadãos e a Justiça é uma das diretrizes do Planejamento Estratégico do TRT5, que destaca a acessibilidade e a transparência como atributos de valor para a sociedade.


 
Ascom TRT5 – 22.09.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores