Presidente realiza visitas institucionais

O presidente do TRT5, Desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, visitou as corporações do Exército e da Marinha na manhã desta segunda-feira (2), além do Jornal Tribuna da Bahia, a convite do presidente do jornal, Walter Pinheiro.
"O TRT5 precisa estar próximo da sociedade e das instituições que atuam diretamente nas questões do dia a dia de nosso estado. O magistrado-gestor de hoje não pode ficar alheio a sua comunidade", ponderou o presidente, citando ainda ações como a da Campanha Trabalho Seguro, ao tempo em que enalteceu a atuação do Exército, que se preocupa com a segurança da corporação e cuida da comunidade.

 

foto: Secom TRT5

 

Na Marinha, o presidente foi recebido pelo vice-almirante Fernando Monteiro Dias, que atua em todo o Estado da Bahia, Minas Gerais, Sergipe e sul de Pernambuco. O oficial destacou a importância em parcerias em prol da comunidade realizada entre instituições, como a do Exército e a da Segurança Pública, e elogiou a iniciativa do presidente do Tribunal em buscar essa aproximação entre a Justiça do Trabalho e a Marinha, "podendo ser útil em alguma missão dessa Justiça", afirmou o vice-almirante.

 

foto: Secom TRT5

 

No Comando da 6ª Região Militar, o general Racine Bezerra Lima Filho, recebeu o presidente, e também colocou o Exército à disposição do TRT5, elogiando a iniciativa da instituição em buscar apoio para casos em que o Exército possa atuar.

 

 

 

Tribuna da Bahia - Já no Jornal A Tribuna da Bahia, o presidente apresentou as ações atuais do TRT5 voltadas para a sociedade, em parceria com os Conselhos Nacional de Justiça e Superior do Trabalho, como a Semana Nacional de Conciliação, os Seminários promovidos pelo Tribunal sobre Acessibilidade, em Salvador (3/12), e do Trabalho Decente, em Itapetinga (4/12), além de informar a proximidade da publicação do edital que vai licitar a construção da sede do TRT no Centro Administrativo da Bahia, CAB.

 

O desembargador ressaltou a quantidade de processos que chegam todo dia à Justiça do Trabalho, "15 mil para cada ministro do TST por ano", destacando a importância de se ter uma justiça pró-ativa, próxima do cidadão e dos seus problemas, "em Itapetinga, por exemplo, onde faremos o Seminário Trabalho Decente no dia 4, 15 mil postos de trabalho foram perdidos em apenas uma empresa, gerando uma crise de desemprego na cidade".

 

Segundo ele, as ações da Justiça do Trabalho têm uma vertente de preocupação social, principalmente com os acidentes de trabalho, o trabalho infantil e escravo, e agora com a acessibilidade dentro dessas instituições e também no atendimento ao jurisdicionado, convidando o jornal a participar do seminário que será realizado nesta terça-feira(3).

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 03/12/2013