Presidente reúne-se com Comitê de Saúde

 

 

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Valtércio de Oliveira, e a gestora regional do Processo Judicial Eletrônico (PJe), desembargadora Dalila Andrade, se reuniram, na tarde desta quinta-feira (13/03), com representantes do Comitê de Saúde do Trabalhador (CSTrab). Os integrantes do comitê pediram apoio para a campanha Pode Pausar, preocupados com o possível aumento de doenças ocupacionais a partir da implantação do PJe. A Portaria TRT5 1904/2008 estabelece para magistrados e servidores que executam atividades continuamente repetitivas, uma pausa laboral de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados (não deduzidos da jornada de trabalho) e o limite máximo dessas atividades de cinco horas por jornada de trabalho.

 

Além de sugerir ao Comitê que tenha um momento no Encontro Institucional, o presidente se sensibilizou com o problema e convidou um representante a participar em algumas visitas da Presidência Itinerante pelo interior e  capital para mobilizar magistrados e servidores: "É fundamental dar boas condições físicas e psíquicas a todos para executar suas atividades. Existe uma sobrecarga enorme de trabalho, gerada, sobretudo, pelo déficit de servidores. O cumprimento de metas com a sobrecarga de trabalho e falta de valorização salarial está gerando sérios problemas. Temos que nos unir para trazer melhor qualidade de vida ao TRT5", comentou o presidente.

 

A ginástica laboral será retomada e realizada três vezes por semana, com duração de 10 minutos cada, dentro do período do Pode Pausar: "Queremos mobilizar todos e buscaremos apoio da OAB, Abat, Amatra e Sindjufe. Com saúde não se brinca", acrescentou o presidente.

 

O plano de autogestão em saúde também foi citado com simpatia pelo presidente do TRT5: "Estamos resolvendo alguns problemas jurídicos, como a criação de um CNPJ específico para a instituição, para discutir a implantação do plano", disse.

 

Secom TRT5 (Josemar Arlegro) - 14/3/2014