Presidente do TRE-BA é agraciado com a Comenda Coqueijo Costa no grau Grande Oficial

O presidente do TRT-5 com  o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão; o vice-presidente do TRT-5, desembargador Alcino Felizola; o presidente eleito do TRT-5, desembargador Jéferson Muricy; a corregedora do TRT-5, desembargadora Luiza Lomba; a corregedora adjunta do TRT-5, desembargadora Léa Nunes; e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Luís Carneiro.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, foi agraciado na segunda-feira (25/9) no TRT da Bahia (TRT-5) com a Comenda Ministro Coqueijo Costa no grau Grande Oficial. A honraria foi entregue pela presidente do Regional Trabalhista, desembargadora Débora Machado.

Na oportunidade, a presidente do TRT-5 comentou que é uma honra homenagear a atuação do desembargador Maynard como presidente do TRE da Bahia: “Sua gestão é marcada por uma atuação vanguardista de reconhecimento nacional”.

Ao receber a medalha, o presidente do TRE baiano agradeceu a homenagem e afirmou que a honraria “fortalece  e a  responsabilidade na busca incansável pela justiça e equidade”. 

O desembargador Maynard destacou ainda a “grande honra e alegria em receber a comenda que reverencia a memória do saudoso ministro Coqueijo”.

Também participaram da solenidade o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão; o vice-presidente do TRT-5, desembargador Alcino Felizola; o presidente eleito do TRT-5, desembargador Jéferson Muricy; a corregedora do TRT-5, desembargadora Luiza Lomba; a corregedora adjunta do TRT-5, desembargadora Léa Nunes; e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Luís Carneiro.

Comenda Coqueijo Costa

Instituída em 2003 através da Resolução Administrativa nº 34/2003, a Comenda Ministro Coqueijo Costa é constituída nos graus Grã Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial. A honraria representa a mais alta homenagem da Justiça do Trabalho baiana a pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à sociedade. Homenageia ainda a memória de Carlos Coqueijo Torreão da Costa, que foi presidente do TRT5-BA (1967 a 1971) e ministro-presidente do TST (1984 a 1986).

A entrega solene desta edição, em que foram agraciados 55 nomes, ocorreu no dia 18 de agosto no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e reuniu ministros, presidentes de outros tribunais, procuradores, autoridades políticas e membros do Executivo, além de magistrados e servidores.

Secom TRT-5 (Renata Carvalho) – 27/9/2023