Presidente do TRT-5 visita obras da nova sede

 
Visita à nova sede
 
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5), desembargador Jéferson Muricy, visitou na manhã desta segunda-feira (5/2) as obras de reforma do Complexo 2 de Julho, na Avenida Paralela, que concentrará todas as unidades da Justiça do Trabalho em Salvador. Os trabalhos estão seguindo o cronograma, e a conclusão está prevista para janeiro de 2025. 
 
Visita à nova sede do TRT-5
 
Acompanharam a visita os desembargadores Suzana Inácio (corregedora adjunta), Eloína Machado, Marcos Gurgel e Renato Simões; além dos juízes auxiliares da Presidência, Andrea Presas e Murilo Oliveira; a vice-presidente da OAB-BA, Christianne Gurgel; o secretário-geral do Tribunal, Hélio Eloy Alves Dias Filho; e a diretora da Coordenadoria de Manutenção e Projetos (CMP) do TRT-5, Ana Maria Guimarães.
 
Na oportunidade, o presidente do Regional expressou satisfação com o progresso das obras, destacando o cumprimento do prazo e a expectativa de avanço no cronograma. Ele ressaltou que a mudança para a nova sede resultará em significativa redução de custos operacionais, proporcionando mais conforto e acessibilidade. "As novas instalações serão modernas e condizentes com a dignidade da Justiça do Trabalho, consolidando todas as unidades administrativas e judiciárias em um único endereço", concluiu o magistrado.
 
O presidente do TRT-5
 
A vice-presidente da OAB da Bahia, por sua vez, destacou que a instituição está apoiando o projeto que representa um sonho para todo o sistema da Justiça do Trabalho. Ela ressaltou que o novo espaço é de grande significado para a advocacia e para a população baiana, pois aprimora o acesso e a mobilidade para todos.

Obras de reforma

Os trabalhos contemplam 89.486,71m², distribuídos em duas torres com 19 pavimentos cada, além do térreo, mezanino, cinco andares de garagens, quatro escadas de emergência e 16 elevadores. A empresa contratada é a Ankara Engenharia Ltda. A reforma está orçada em R$ 49.338.386,10, montante que representa economia de 8,63%, uma vez que o quantitativo previsto para a licitação alcançava R$ 54 milhões.
 

Complexo Empresarial 2 de Julho

Adquirido pelo TRT-5 em dezembro de 2019 para a instalação da sua nova sede, o Complexo Empresarial 2 de Julho representa significativa redução de custos de manutenção, comunicação e transporte entre os três prédios mantidos atualmente em Salvador (dois em Nazaré e um no Comércio), além da dispensa do aluguel do prédio do Comércio. O Complexo começou a ser ocupado em julho/2021, quando teve início a transferência do Arquivo Judicial de Salvador do antigo prédio, localizado no bairro do Barbalho. Para o usuário da Justiça do Trabalho, a principal vantagem será a localização, bastante acessível por metrô e por diversas linhas de ônibus. A nova sede estará próxima de outros fóruns judiciários, o que facilitará o trabalho de advogados e outros operadores do Direito.
 
Secom TRT-5 (Renata Carvalho) - 7/2/2023