Presidente do TRT5 participa de Encontro sobre Direitos Humanos


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Valtércio de Oliveira, participou da solenidade de abertura do XIII Encontro Estadual de Direitos Humanos, na manhã desta terça-feira (17/12) no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).


O evento visa discutir e propor medidas para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado da Bahia, alertando para a necessidade do empenho de vários segmentos para se diminuir o grande pelo grande distanciamento das classes sociais. Baixos salários, subemprego, desemprego, condições subumanas de vida, desigualdade entre homens e mulheres, negros e brancos são, ainda, realidades do país, em pleno terceiro milênio, gerando uma verdadeira multidão de excluídos, explorados e oprimidos. O encontro alerta a sociedade para a importância da proteção dos direitos humanos, ao lado de representantes do governo e estudiosos, com o objetivo de promover justiça, igualdade e liberdade para todos.

 


"A busca pelos direitos humanos é um dos maiores compromissos da Justiça do Trabalho, sobretudo protegendo os excluídos e oprimidos. É necessária a luta diária por maior respeitabilidade ao ser humano. Como Martin Luther King falou: a liberdade jamais é dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido. Nossa sociedade, infelizmente, ainda é excludente. O TRT5 já tem trabalho de inclusão social dos deficientes físicos, firmamos parceria com entidades de surdos-mudos e eles são de uma extrema dedicação e competência. A Justiça tem que estar acessível a todos os cidadãos, sobretudo daqueles que não têm voz e vez", afirmou o presidente.

 


Além do Presidente do TRT5, participaram da mesa de abertura Hélio Cazuquel, presidente da Fundação do Instituto de Direitos Humanos, idealizador do evento; Almiro Soares Filho, secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, representando o governador Jacques Wagner; além de representantes da Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e Defensoria Pública.

 

 

 

Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 17/12/2013