Presidente do TRT5 recebe Título de Cidadão Coiteense

A entrega do Título pelo presidente da Câmara Municipal de Coité

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, recebeu o título de Cidadão Coiteense, no dia 30 último, na Câmara Municipal de Conceição do Coité, BA. A homenagem foi sugerida pelo presidente da Câmara Municipal, Ivaldo Araújo. Na ocasião, o desembargador Salomão Resedá, do Tribunal de Justiça da Bahia, também foi homenageado com uma moção de aplausos pelo trabalho desenvolvido junto à Vara da Infância e Juventude.

 

O Título de Cidadão Coiteense é uma honraria que o Município de Conceição do Coité pode conceder, mediante deliberação do Poder Legislativo local, para aquelas pessoas que prestam relevantes serviços para a comunidade coiteense, contribuindo para o desenvolvimento do Município. Já a Moção de Aplauso é uma homenagem que ocorre também por deliberação plenária para o reconhecimento de pessoas ou entidades que realizem trabalhos em prol do desenvolvimento da comunidade.

 

"Agradecemos ao presidente do TRT da Bahia o empenho em conseguir uma nova sede para a Vara do Trabalho de Conceição do Coité. O Título vem como forma de reconhecimento pelo esforço despendido, e é claro, pela conquista alcançada hoje com a inauguração da Pedra Fundamental da nova sede na cidade", afirmou o prefeito Francisco Assis, autor do pedido de doação do terreno à Câmara Municipal.

 

O presidente agradece o Título, ao lado do prefeito da cidade

 

O presidente e novo cidadão coiteense, desembargador Valtércio de Oliveira, disse que a construção da nova sede era um sonho antigo: "que trago comigo desde quando militei na cidade como corregedor regional. Manifestei minha indignação com as más condições físicas da vara, pois temos que dar dignidade ao jurisdicionado, advogados e servidores". A vara é a que mais processos recebe em todo o Estado, uma média de 2.900 processos por mês.

 

A doação do terreno ao TRT5 foi formalizada em 23/1/2014, em solenidade ocorrida na Câmara Municipal. O terreno tem aproximadamente 9 mil metros quadrados, dois quais 3 mil serão destinados à edificação. A Vara do Trabalho de Conceição do Coité atende a 18 municípios da região.

 

"Sei que a sociedade baiana conhece e reconhece os homenageados como homens de bem, que trazem um paradigma para todas as gerações que conviveram com eles, e  também para as que virão", destacou o juiz auxiliar da Presidência do TRT5, Gilmar Carneiro.

 

O presidente da Câmara, Ivaldo Araújo, registrou o orgulho em conceder o título, alegando que "é uma honra ser o autor da proposta do título de Cidadão Coiteense ao presidente do TRT, e mais ainda em presidir a sessão de concessão deste título ao desembargador", concluiu: "o senhor já fez história na cidade".

 

 

Secom TRT5 - (Léa Paula) - 2/10/2015