Presidente do TST recebe medalha do TRT-BA durante Coleprecor

 

 

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, recebeu a Comenda Ministro Coqueijo Costa – Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), no grau Grã-Cruz, durante o Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), realizado na manhã desta quarta-feira (28) em Brasília, que contou com a participação da presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, e do corregedor regional, desembargador Valtércio Oliveira. 

 

O ministro Carlos Alberto abriu o evento com a promessa de que vai recolocar em pauta todos os projetos e processos pendentes de criação de cargos enviados pelos TRTs.  Já o corregedor nacional da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Filho, apontou a necessidade de maior suporte aos juízes de primeiro grau. Segundo ele, os magistrados reclamam da excessiva cobrança, enquanto a OAB cobra mais efetividade. Ele ressaltou, também, a importância da garantia de assistência jurídica para todos os juízes, o que seria mais um ponto para ser abordado na reforma da Resolução 63 proposta pelo Coleprecor.

 

O corregedor-geral pediu, ainda, que seja feito um levantamento, em todos os TRTs, dos problemas detectados no uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe), e cobrou que o tratamento dos prazos processuais seja totalmente isonômico entre os juízes, corregedorias e os tribunais. "Não tenham receio de abrirem processos disciplinares", concluiu.

 

OUTRAS HOMENAGENS - Além do presidente do TST/CSJT, a presidente do TRT baiano fez a imposição das insígnias da Comenda Ministro Coqueijo Costa aos ministros do TST Maria de Assis Calsing, Guilherme Caputo Bastos e Maurício Godinho Delgado, além do presidente do TRT da 24ª Região (MS) Francisco das Chagas Lima Filho, todos no grau Grande Oficial.

 

 

Na mesma sessão do Coleprecor, o presidente do TRT do Amazonas e Roraima e grão-mestre da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal, desembargador David Alves de Mello Júnior, entregou a insígnia no grau Grã-Cruz ao presidente do TST/CSJT, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, e também aos ministros Antônio José de Barros Levenhagen (vice-presidente do TST) e Maria Cristina Yrigoyen Peduzzi.

 

Em seguida, o presidente do TRT de Mato Grosso e grão-mestre da Ordem São José Operário Tarcísio Valente fez a entrega das homenagens aos ministros do TST Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Maurício Godinho Delgado, Kátia Magalhães Arruda, Augusto César leite de Carvalho e José Roberto Freire Pimenta, no grau Grã-Cruz.

 

Secom TRT5 (Léa Paula)  - 28/08/2013