Presidente e vice do TRT-BA recebem homenagem com ministra corregedora

 

Em solenidade concorrida, a presidente e a vice do TRT da 5ª Região (BA), desembargadoras Vânia Chaves (foto) e Graça Laranjeira, respectivamente, foram homenageadas com o título Mulheres que Fazem Justiça, juntamente com a ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, no dia 24 de março último, no Centro Espírita Cidade da Luz, em Salvador.

 

A ministra Eliana Calmon falou em nome das homenageadas, destacando que as mulheres adquiriram respeito ao longo dos anos pelo seu trabalho, obtendo muitas conquistas na vida pública, também, "mas ainda é preciso se buscar mais espaço, principalmente nas áreas em que a presença masculina ainda prevalece na direção". A ministra ressaltou as qualidades de todas as mulheres homenageadas, agradecendo a iniciativa do fundador e presidente da Cidade da Luz, José Medrado, também servidor do TRT5.

 

"É uma honra receber um título de uma entidade que realiza um trabalho tão nobre em prol de crianças e adultos carentes", destacou a presidente Vânia Chaves, referindo-se ao trabalho desenvolvido pelo projeto Cidade da Luz. A presidente apontou a grandiosidade do trabalho do Centro, onde há um orfanato, uma creche, além de atendimento médico e odontológico para pessoas carentes.

 

Segundo ela, a homenagem também é o reconhecimento pelo trabalho de um Judiciário célere, efetivo e atuante, "pois somos uma Justiça Social, e devemos entregar à sociedade a prestação jurisdicional da forma em que ela é buscada, considerando, ainda, a importância do sustento das famílias dos trabalhadores", concluiu.

 

Foram homenageadas (foto), a ministra Eliana Calmon, as desembargadoras do TRT5 Vânia Chaves e Graça Laranjeira (presidente e vice), a desembargadora Sara Brito (presidente do TRE), as promotoras Rita Tourinho (Ministério Público Estadual) e Maria Eugênia Abreu (Ministério Público Estadual) e a juíza Federal Mônica Aguiar.

 

As homenageadas receberam um troféu e orquídeas das mãos de meninas que moram no orfanato da Cidade da Luz.

 

Ascom TRT5 (Léa Paula ) - 26.03.2012