Presidentes e corregedores de TRTs avaliarão plataforma colaborativa de servidores do 1º Grau

A plataforma on-line Wiki, que conterá todas as informações das rotinas de secretaria para os Servidores que atuam no 1º Grau, será apresentada durante a 4ª Reunião Ordinária de 2018 do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), em Aracaju (SE), entre os dias 13 e 15 de junho. A presidente e a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), desembargadoras Maria de Lourdes Linhares e Dalila Andrade, respectivamente, participarão do evento.

Esta nova plataforma está alinhada com o e-Gestão (sistema de estatística), com sugestão de modelos para a redação de documentos e com outras informações, tudo já atualizado com a Reforma Trabalhista e o novo Código de Processo Civil. Para cada tarefa a ser realizada, haverá verbetes descrevendo a ação, as regras legais e técnicas. o conteúdo será disponibilizado logo após a apresentação no Coleprecor, conforme programação a ser divulgada pela Corregedoria Regional do TRT5.

A servidora da Corregedoria e representante do TRT5 nas reuniões nacionais da Wiki, Maria Madalena Oliveira de Brito Cunha, destaca que a plataforma, também nomeada Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, tem a flexibilidade para abranger os diversos entendimentos disciplinados pelos magistrados da 1ª Instância. Os diretores da Secretaria da Corregedoria do TRT5 e da Vara de Santo Amaro, Lilian Campos de Brito Romualdo e Carneiro Rios Filho, respectivamente, também participaram das reuniões nacionais para discussão do projeto.

Madalena Cunha, que estará presente na reunião do Coleprecor em Aracaju, destaca ainda as vantagens de se trabalhar com uma plataforma eletrônica que servirá também para a capacitação de novos servidores. O Fluxo Nacional uniformizará a metodologia de trabalho, oferecendo links para manuais e outros conteúdos on-line, e será também aberto a contribuições dos usuários, via fórum de discussões.

Um exemplo do conhecimento disponível no Wiki são os verbetes relativos ao “Acordo Extrajudicial”, novidade criada pela Reforma Trabalhista. O usuário pode consultar subtópicos como “Triagem inicial”, “Intimar as partes”, “Designar audiência”, etc. No que diz respeito à “Desconsideração da Personalidade Jurídica” há sete itens imediatamente relacionados, mas outros conteúdos importantes podem ser obtidos em assuntos conexos. “Tutelas Provisórias” também tem inúmeros itens abordando as tutelas de Urgência, Evidência e Cautelar, entre outros pontos.

CAMPINAS - Servidores da Justiça do Trabalho de todo o Brasil se reuniram na sede do TRT-15, em Campinas (SP), nos dias 21 a 25 de maio, para finalizarem a revisão de todos os temas abordados na Wiki e a metodologia de trabalho, oferecendo links para manuais e outros conteúdos on-line.

O Wiki Nacional é patrocinado por nove Corregedorias Regionais e tem o apoio do Coleprecor. O encontro foi formalmente aberto pelos desembargadores Samuel Hugo Lima e Susana Graciela Santiso, corregedor e vice-corregedora da 15ª Região, e pela juíza auxiliar da Corregedoria Regional da 15ª Região, Lúcia Zimmermann.
O desembargador Samuel Hugo Lima, responsável pelo projeto, saudou o ambiente colaborativo no qual é desenvolvida a plataforma Wiki. Ele ponderou que a autonomia de alguém que trabalha sozinho para decidir o caminho e a velocidade desejada não se equipara aos ganhos do trabalho coletivo, como é o caso do projeto Wiki, e enfatizou que "ao estarmos juntos, nos fortalecemos e chegamos mais longe". O corregedor regional parabenizou ainda os participantes, ressaltando que o resultado obtido é fruto do esforço de todos e que "quem ganha é a Justiça do Trabalho".

A Wiki busca a aproximação com os servidores e sua legitimação, para que assumam essa tecnologia e coloquem em prática as informações de rotina sobre o processo judicial. As corregedorias regionais terão acesso a essas páginas e validarão as práticas encontradas ali.

Secom TRT5 ( Renata Carvalho e Franklin Carvalho), com informações do TRT15 – 8/5/2018