Primeira ação do PJe terá audiência em junho e advogados fazem curso

A primeira ação ajuizada no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em Santo Amaro já está em tramitação, com audiência inicial programada para o dia 19 de junho, às 8h30, e outras iniciativas estão sendo conduzidas na unidade para consolidação do sistema. Na próxima quinta feira (24), das 14 às 18 horas, na sede da Vara, os servidores Elton Dhiego Fernandes, da Secretaria de Informática do TRT5 (BA), e Jeferson Andrade (TRT23-MT) vão realizar um curso de capacitação especialmente voltado para os advogados que militam naquela cidade. Os servidores de Santo Amaro também estão dando continuidade à customização dos modelos de expediente, notificação, carta precatória e outros formulários que são utilizados nas rotinas, dentro do PJe.

 

O processo que tramita no PJe é acessível para consulta exclusivamente no portal do sistema (clique aqui), bastando informar o número e clicar em "pesquisar". A primeira ação em Santo Amaro, de nº 0000640.25.2012.0161, ajuizada pelo advogado Roberto Schitini, tem como parte reclamada a empresa União Industrial Açucareira Ltda. A audiência inicial foi designada para o dia 19 de junho, às 8h30, imediatamente no ato de ajuizamento, que ocorreu durante o lançamento do PJe na cidade de Santo Amaro, em cerimônia realizada na última segunda-feira (21/5).

 

Segundo o advogado Schitini, o processo trata de adicional de insalubridade e periculosidade de um trabalhador exposto à eletricidade e contato com produtos químicos, além de exposição ao ruído. Ainda são discutidos na ação o pagamento de seguro desemprego e horas extras. O profissional se diz contente por ter participado da introdução da nova sistemática em Santo Amaro, já que é filho da cidade e, embora tenha militado em Salvador, optou por retornar à localidade de origem.

 

Magistrados e servidores da Vara de Santo Amaro já haviam participado de um curso de capacitação para o PJe no período de 7 a 11 de maio, em Salvador, com o juiz Alexandre de Azevedo Silva (CSJT) e o mesmo servidor Jeferson Andrade, do TRT do Mato Grosso.

 

INAUGURAÇÃO - Segundo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, em discurso na inauguração em Santo Amaro, o PJe é irreversível: ''Não haverá retrocessos, nem interrupção, nem abandono, porque é um projeto institucional de todo o Judiciário Trabalhista''. O evento contou com a presença de todos os integrantes da mesa diretora do TRT5 - a presidente Vânia Chaves, a vice-presidente Graça Laranjeira, o corregedor Valtércio Oliveira e o vice-corregedor Tadeu Vieira - e os coordenadores nacional e regional da implantação do PJe, desembargadores Cláudio Brandão e Dalila Andrade.

 

Ascom TRT5 - 23/05/2012