Procurador do Trabalho Luís Carneiro toma posse como desembargador do TRT-5

 

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargador Jéferson Muricy, empossou o procurador do Trabalho Luís Carlos Gomes Carneiro Filho no cargo de desembargador do TRT-5, em solenidade realizada por videoconferência nesta sexta-feira (29/12). Ele ocupará vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público do Trabalho, onde atuou por 13 anos e ocupou postos de destaque, como a chefia da regional baiana por três mandatos consecutivos, de 2017 a setembro deste ano.

Em seu discurso, Luís Carneiro afirmou se sentir em casa já que atua na instituição há muito tempo. “É um grande dia, pelo significado que esse novo cargo traz. Chego na Justiça do Trabalho com a missão de acrescentar, de me dedicar, com um olhar fundamental para a dignidade do trabalhador, respeitando a atividade empresarial, com o objetivo de promover muita justiça social”.

O presidente do TRT-5, desembargador Jéferson Muricy,  parabenizou o novo desembargador e sua família pelo coroamento da trajetória exitosa, agora com a missão de julgar os processos trabalhistas. “Você é um dos que conquistam o mundo com trabalho, dignidade e honestidade. O TRT-5 lhe recebe com muita alegria”, complementou.

O ministro do TST Cláudio Brandão destacou que Luís Carneiro  “sempre manteve parceria em todas as pautas institucionais do Tribunal. Tenho certeza que haverá uma continuidade, então ganha a sociedade baiana com a chegada de um magistrado preocupado em tornar a sociedade mais justa e inclusiva”. Já o ministro Alberto Balazeiro lembrou a trajetória de muitas realizações no MPT-BA, ressaltando seu traço humano na compreensão do Direito do Trabalho.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Maurício Brito, acrescentou que a  posse de Luís Carneiro “contribui para o fortalecimento da Justiça do Trabalho, com um representante do nosso melhor quadro”.  A vice-presidente da OAB-BA, advogada Christianne Gurgel, relembrou a trajetória de sucesso de Luís Carneiro e sua boa relação com a advocacia, desejando êxito na nova trajetória. O presidente da Amatra5, juiz Leonardo Moura, registrou que “ele é um grande nome para ingressar na magistratura e que vai abrilhantar ainda mais o TRT-5”.

Também prestigiaram a posse os desembargadores Tadeu Vieira, Renato Simões, Marcos Gurgel, Eloína Machado, Viviane Leite e Tânia Magnani; o representante da Abrat e Abat, advogado André Sturaro; o representante da Anamatra, juiz Guilherme Ludwig; os juízes auxiliares da Presidência do TRT-5 Andréa Presas e Murilo Oliveira; magistrados, procuradores, familiares e servidores.

 

CARREIRA - Luís Carneiro nasceu em 1º de junho de 1981, em Recife (PE). É formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Ele trabalhou na advocacia privada entre 2005 e 2006, nas áreas cível, trabalhista e empresarial. Em seguida foi aprovado em concurso para a Advocacia-Geral da União, onde permaneceu por quatro anos, para depois fazer concurso e ingressar no MPT em 2010, sendo inicialmente lotado na unidade do órgão de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Em 2017, ele assumiu o mandato de dois anos na chefia do MPT na Bahia, sendo reconduzido por duas vezes, cargo que exerceu até setembro deste ano.

 

Secom TRT-5 (Josemar Arlego) - 29/12/2023