Procuradoria do Trabalho inaugura Memorial

Mestre Pinho Pedreira, homenageado pelo Memorial da
PRT, e a procuradora-chefe Ana Emília Albuquerque

 

A Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região também abriu ao público, na semana passada, um Memorial que resgata e preserva a sua história. A cerimônia ocorreu no último dia 11, conjugada à inauguração da Galeria de Procuradores-chefes.


O saguão do prédio foi palco de encontro dos procuradores da casa com amigos desembargadores e juízes, a exemplo do presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa; representantes de órgãos parceiros, como a delegada regional do Trabalho na Bahia, Norma Maria Nascimento Pereira, a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, Magda de Almeida Teixeira, e a representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Gleide Gurgel Gondim Turisco, entre as muitas autoridades.


O Memorial faz referência destacada ao jurista Luiz de Pinho Pedreira, que sucedeu ao primeiro Procurador Regional da 5ª Região, Evaristo de Moraes Filho, tendo permanecido no cargo por mais de 20 anos. Notabilizado pelos brilhantes pareceres e referência unânime entre os juslaboralistas, Pinho Pedreira também abrilhantou a solenidade com a sua presença.


Inaugurado o Memorial, os convidados passaram ao auditório na cobertura do prédio, que abriga a Galeria de Procuradores-chefes. Após o pronunciamento de abertura, feito pela procuradora-chefe Ana Emilia Albuquerque, foi dada a palavra à desembargadora federal do trabalho Maria Adna Aguiar do Nascimento. Emocionada, Dra. Adna lembrou detalhes da história que construiu na PRT5, como grande admiradora e defensora da instituição. Ao término do discurso, foi aplaudida de pé pela audiência.


A procuradora regional do trabalho Carla Geovanna Cunha Rossi, gestora da PRT5 no biênio 2003/2005, falou da difícil jornada de um procurador-chefe, que, com experiência na área jurídica, depara-se com a necessidade de agir como um administrador. "É hora aí de buscar uma característica insuspeitada: de competente gestor público", ressalta.

 

JUSTIÇA DO TRABALHO - O Memorial da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Ministro Carlos Coqueijo Costa foi inaugurado no último dia 13 e já está recebendo visitas, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Nele, os visitantes podem conhecer a trajetória do judiciário trabalhista na Bahia e também a carreira de um dos nomes mais destacados da sua história, o ministro Carlos Coqueijo Costa, que além de magistrado era personalidade renomada no meio artístico. Fotos da inauguração e de alguns núcleos que compõem o novo espaço cultural estão disponíveis no site do TRT5. (Ascom TRT5 - 19.09.2007)