Programa Trabalho Seguro, do TST, chega à Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova será palco de um Ato Público em Defesa do Trabalho Seguro, uma promoção do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), nesta sexta-feira (13), às 10 horas. O evento contará com a presença do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, e da presidente do TRT-BA, desembargadora Vânia Chaves, além da participação de Cafu, ex-capitão da Seleção Brasileira de Futebol, da cantora Margareth Menezes e de representantes de entidades sindicais que apoiam a iniciativa.

 

O Programa Trabalho Seguro está sendo realizado em todos os estádios que estão em construção para a Copa do Mundo 2014 e já passou por Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Natal e Brasília. Em Salvador, a ação desenvolvida na Arena Fonte Nova se destacará por um diferencial: "Salvador foi a primeira cidade que desenvolveu, antes do Ato Público, um programa planejado de conscientização e informação sobre prevenção de acidentes, direitos e deveres dos trabalhadores, prevenção do uso de drogas e outros temas importantes", ressalta a juíza do Trabalho, Ana Cláudia Scavuzzi, presidente da Amatra 5 - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Bahia/5ª Região.

 

O programa a que a juíza se refere é o TJC - Trabalho, Justiça e Cidadania -, que levou conhecimento e informação aos trabalhadores da Arena Fonte Nova nos últimos dois meses, em sete edições, durante o TDT - Treinamento Diário do Trabalho, que ocorre toda quinta-feira no canteiro de obras. Nestes encontros, foram ministradas palestras, distribuídas cartilhas, exibidos vídeos e apresentadas esquetes teatrais sobre prevenção de acidentes.

 

"O Programa TJC está sendo encerrado dentro da Arena Fonte Nova, junto com a realização do Trabalho Seguro, com a grandiosidade que merece. Durante todos os encontros realizados aqui na obra, nossos três mil colaboradores tiveram um aprendizado que eles levarão para toda sua vida profissional", afirma Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova.

 

PREVENÇÃO - De acordo com o ministro João Oreste Dalazen, presidente do TST, o ritmo acelerado nas obras relacionadas com a Copa do Mundo pode contribuir para um aumento de ocorrências, daí o Programa Trabalho Seguro ter sido direcionado para esses locais: "Quanto maior a rapidez, maior é o receio de que haja negligência na execução do trabalho e, por conseguinte, um maior número de acidentes. É também uma das razões que nos levou a essa mobilização", frisa Dalazen. 

 

No evento, além do discurso do ministro, haverá a exibição de vídeos, distribuição de materiais informativos e sorteios de camisas oficiais da Seleção Brasileira para os trabalhadores, que foram doadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e serão autografadas por Cafu.

 

O que: Ato Público em Defesa do Trabalho Seguro
Onde: Arena Fonte Nova (acesso pela Ladeira da Fonte das Pedras, Portão 2)
Quando: Sexta-feira, 13/07, às 10h.
Obs.: Por medida de segurança, só será permitida a entrada de pessoas trajando calça jeans, sapato fechado e sem salto (Ex.: tênis, sapatilha).

 

Ascom TRT5 (com informações da Amatra5, do TST e da Arena Fonte Nova - 11/7/2012

 

Leia mais:

Arte marca último encontro do TJC na Arena Fonte Nova

Juízes discutem justa causa e violência familiar com operários

Operários da Fonte Nova assistem a mais uma palestra com juízes do TRT5

Juiz do TRT5 fala sobre prevenção de acidentes na Arena Fonte Nova

Operários da Arena Fonte Nova participam de evento promovido pela JT

Ciclo de palestras para operários da Fonte Nova começa nesta 5ª feira

Campanha contra acidentes reunirá empresários da construção civil

Magistradas do TRT5 preparam ciclo de palestras para operários da Fonte Nova

Segurança no trabalho: TST e TRT5 preparam Ato Público na Fonte Nova