Projeto do TRT5 é destaque na 1ª Oficina de Metas Nacionais 2013 da JT

 

O TRT5 destacou-se na 1ª Oficina de Metas Nacionais 2013 da Justiça do Trabalho, realizada na sede do TST, em Brasília, no último dia 15, com a apresentação de um módulo de integração da Coordenadoria de Saúde com o Sistema de Gestão de Pessoas, que possibilitará o melhor desenvolvimento do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).


O Tribunal foi representado no evento pela desembargadora Dalila Andrade, gestora de Metas do Regional, e pelo servidor Márcio Ribeiro, diretor da Secretaria de Gestão Estratégica. A abertura contou com a participação do secretário-geral da presidência do TST, Orlando Alcântara.


Promovido pela Coordenadoria de Gestão Estratégica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o evento (foto)  teve como objetivo discutir o cumprimento das metas. Cada tribunal apresentou as iniciativas que estão em andamento, além de apontar sugestões e pontos críticos. O Glossário das Metas foi um dos temas bastante discutidos durante todo o dia. Os tribunais propuseram alterações no texto para melhor entendimento e viabilidade do cumprimento.


Um dos pontos positivos do evento foi a identificação de projetos e ações a serem executados diretamente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e que podem auxiliar os TRTs, por terem abrangência nacional. Os participantes da oficina organizaram as propostas por ordem de prioridade e agora a equipe técnica do Conselho vai analisar a possibilidade de implementação de cada uma delas. Algumas das propostas foram:

 

 - Auxiliar os regionais a aperfeiçoar a infraestrutura de tecnologia da informação (TI).

- Disponibilizar cursos com abrangência nacional. Entre os temas propostos estão governança corporativa, gestão de riscos e análise de mercado.

- Edição de norma que uniformize a atuação, a estrutura organizacional e de pessoal das áreas de controle interno.

- Disponibilização ou definição de um sistema nacional de licitação e contratos.

 

Foi anunciado no evento que este ano o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai revisar o planejamento do Poder Judiciário. Os tribunais saberão das novas diretrizes em breve, mas já foi adiantado que ele vai prever objetivos estratégicos por justiça especializada.


SIGEST - Além das Metas Nacionais, o Sistema de Gestão Estratégica da Justiça (Sigest) também esteve em pauta na Oficina do Trabalho. Além de informações gerais sobre a ferramenta, deliberou-se pela criação do Comitê Consultivo do Sigest, que será composto por cinco tribunais regionais, representando cada uma das regiões do país. A ideia é democratizar e descentralizar a tomada de decisões quanto ao sistema que é de âmbito nacional.


METAS - O CNJ propôs para 2013 quatro metas gerais e seis específicas para a Justiça do Trabalho. No ano passado, todas as Metas do Poder Judiciário foram cumpridas integralmente pelo TRT5.



Secom TRT5 - 17/5/2013 (com informações e foto do CSJT)