Projeto da UESB preserva história da Justiça do Trabalho no sudoeste baiano

 

O projeto do Laboratório de História Social do Trabalho, vinculado ao Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista (BA), torna acessível ao público um acervo documental identificado, selecionado e preservado da Justiça do Trabalho no sudoeste da Bahia. Em especial, a equipe tem se dedicado à conservação preventiva, à ordenação e indexação de dados de um amplo acervo documental produzido, entre 1963 e 2002, pelas Juntas de Conciliação e Julgamento de Vitória da Conquista e Itapetinga, vinculadas ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5).

 

A documentação é constituída por cerca de 80.000 processos trabalhistas e serve de base para o desenvolvimento de projetos monográficos nos cursos de graduação e pós-graduação em história e áreas correlatas, nas várias instituições de ensino superior da UESB. Além da guarda, conservação e ordenação do acervo, a equipe do Laboratório de História tem procurado, ainda, desenvolver estudos e pesquisas sobre as relações de trabalho e organização sindical na região de Vitória da Conquista.

 

Os resultados das pesquisas desenvolvidas têm contribuído para elucidar aspectos fundamentais das relações de trabalho e para traçar um panorama da economia regional a partir do perfil dos empregadores e trabalhadores que, nas quatro últimas décadas do século XX, recorreram à esfera judicial como instrumento de mediação das relações de trabalho. Em 2006, o trabalho desenvolvido pela equipe foi merecedor do Prêmio Memória do Trabalho no Brasil, promovido pela Fundação Getúlio Vargas com recursos da Petrobras e apoio institucional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

O Laboratório de História Social do Trabalho está aberto à visitação pública das 14 às 18 horas, de segunda à sexta-feira,  no primeiro andar da biblioteca do Departamento de História da UESB, situada na Estrada do Bem Querer, Km 04, Vitória da Conquista - BA. Maiores informações pelo telefone  (77) 3424-8697 e pelo site.

 

Secom TRT5 (Josemar Arlego) com informações da Uesb - 26/11/2013