Qualidades de Horácio Pires são destacadas durante homenagem

 

A competência, a serenidade e a gentileza foram qualidades de Horácio de Senna Pires unanimemente destacadas pelos oradores da homenagem realizada na tarde desta quinta-feira (19) para o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, que se aposentou no último dia 28 de junho. 

 

O evento ocorreu na sede da Justiça do Trabalho baiana, à qual o homenageado dedicou 33 anos dos 39 em que atuou na magistratura. A realização foi do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), e contou a com a expressiva participação de magistrados, procuradores, advogados, servidores e familiares do ministro. 

 

Na abertura da cerimônia, foi lida uma mensagem do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, por meio da qual ele associou-se à homenagem, destacando o "profundo reconhecimento" à participação do ministro Horácio Pires na mais alta corte do Judiciário Trabalhista.

 

Em seguida, foi exibido um vídeo (clique acima para assistir), produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TRT5. Nele, além da narrativa de fatos relacionados com a carreira do ministro, colegas e servidores que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele manifestaram a admiração não só pelo seu talento, mas especialmente pela sua cordialidade com todos.

 

 

A presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, que no início da carreira trabalhou como juíza auxiliar do ministro, destacou em seu pronunciamento a benéfica influência dele sobre as novas gerações de magistrados: "Palestrante de talento, portador do dom da palavra, sempre foi um incansável lutador pela preservação dos valores éticos e morais na magistratura, dando destaque em suas palestras à forma como os juízes devem pautar o seu comportamento, com respeito e dignidade".

 

A desembargadora elogiou também a dedicação do homenageado à família e a sua simplicidade: "Inteligente, estudioso, nunca deixou de atender de forma afável e cortês a todos que compareciam em seu gabinete em Brasília".

 

A presidente da Amatra 5, juíza Ana Cláudia Scavuzzi, agradeceu ao ministro pela sua "liderança serena", lembrando que ele teve fundamental importância para a integração da magistratura trabalhista em torno dos ideais associativos: "Foi dele a iniciativa de fundar a Amatra5 e  o empenho foi tamanho que ele saiu de Junta em Junta assegurando as adesões que garantiriam o quórum necessário para a fundação". 

 

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 5ª Região, Pacífico Alencar Rocha, manifestou o profundo reconhecimento dos integrantes daquele órgão da "imensa contribuição" do ministro à comunidade jurídica e informou a aprovação recente de uma moção de reconhecimento. Depois, passou a palavra à procuradora Adélia Marelin, que salientou: "Agora o ministro Horácio Pires poderá colher os louros de uma trajetória de luz, sempre cercada de valores morais e espirituais".

 

O presidente da Associação de Advogados Trabalhistas (Abat), Ricardo Caribé, encerrou os pronunciamentos, trazendo os agradecimentos e o reconhecimento da advocacia trabalhista. "Estamos felizes pelo seu retorno à Bahia, pois ficará mais fácil contar com a sua tão preciosa orientação", elogiou o advogado, que representou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia, Saul Quadros.


Além das autoridades já citadas, compuseram a Mesa Alta, o secretário extraordinário para Assuntos Internacionais e Agenda Bahia, Fernando Schmidt, representando o governador da Bahia, Jacques Wagner, e o desembargador Nilson Soares Castelo Branco, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Mário Alberto Simões Hirs.

 

Como parte da programação da homenagem, ocorreram ao final palestras do professor José Augusto Rodrigues Pinto e do desembargador do TRT5, Cláudio Brandão. Após os agradecimentos do ministro, uma placa foi oferecida ele pela Amatra5, tendo sido entregue pela juíza Rosemeire Fernandes, diretora de Cidadania e Direitos Humanos daquela associação.

 

Ascom TRT5 - 19/07/2012

 

Veja também:

Ouça aqui o agradecimento do ministro Horácio Pires