Representantes do TRT-RJ conhecem sistemas de informática do TRT-BA

foto: Ascom TRT5

 

O desembargador federal César Marques Carvalho (assessor da Presidência) e o servidor José Márcio da Silva Almeida (diretor geral), ambos do TRT do Rio de Janeiro (1ª Região), visitaram o TRT da Bahia para conhecer os sistemas Pauta Eletrônica, Quadro Eletrônico de Peritos e Central de Execução e Expropriação, em funcionamento no Regional baiano, e que estão servindo de modelo para outros tribunais trabalhistas do país.

 

Para entender as funcionalidades dos sistemas, os representantes do TRT carioca reuniram-se (foto) na tarde desta terça-feira (25) com a auxiliar da Presidência e coordenadora da Central de Execução do TRT baiano, juíza Angélica Ferreira, e com servidores das áreas administrativa e de tecnologia do Tribunal. Estiveram presentes os diretores Carlito Silva Miranda (Secretaria Administrativa), Cláudia Cristina Ferreira Jorge (Secretaria de Informática), Vera Lúcia Rocha (Serviço de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas) e o servidor Tiago Bengard (Secretaria de Informática).

 

Além das ferramentas tecnológicas, o desembargador César Marques afirmou ter ''listado algumas iniciativas do TRT da 5ª Região na área judiciária que ainda estão sendo implantadas no TRT da 1ª Região, como é o caso do Núcleo de Conciliação e Execução, implantado recentemente no Rio de Janeiro, mas que no Regional da Bahia já está consolidado com o Núcleo de Solução de Conflitos e com a Central de Execução''. Ainda de acordo com o magistrado, tais encontros permitem a troca de experiências entre os Regionais do Rio e da Bahia que, apesar de possuírem realidades diferentes, estão dentro do mesmo âmbito da Justiça.

 

A Pauta Eletrônica do TRT baiano, um dos projetos de maior interesse, é resultado de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Informática, que possibilitou uma solução integrada em tempo real às bases de dados do Tribunal. No momento em que as partes são apregoadas para a audiência, automaticamente a chamada é visualizada em um dos 29 televisores de 47 polegadas cedidos pela OAB-BA, instalados nas salas de espera do fórum trabalhista da capital. Em outro televisor, paralelo à pauta eletrônica, funciona a TRT TV, que exibe programas informativos e reportagens produzidos pela Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social (Ascom) do Tribunal.

 

MODELO - Esta não é a primeira vez que unidades judiciárias e os sistemas de informática do TRT da Bahia servem de modelo para outros tribunais. Somente nesta gestão, iniciativas pioneiras como a TRT TV, a Pauta Eletrônica, o Quadro Eletrônico de Peritos e a Central de Execução e Expropriação já foram motivos de visitas de representantes dos TRTs de Brasília, Minas Gerais e Espírito Santo. Os encontros apontam sempre a necessidade de colaboração entre os tribunais para a implantação e o aprimoramento de novas tecnologias.

 

Para a diretora da Secretaria de Informática do Regional, Cláudia Jorge, o motivo desse interesse pelas tecnologias implantadas no TRT da Bahia deve-se ao fato de o Tribunal ser de grande porte, o que favorece a busca de soluções específicas e eficientes que servem de modelo para sanar problemas que são enfrentados em menor porte em outros Tribunais.

 

Ascom TRT5 (Andréia Pereira e Lázaro Britto) - 26.10.2011
Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia.