Em reunião no TRT5, centrais sindicais mostram preocupação com reformas trabalhista e previdenciária

 

Líderes de cinco centrais sindicais manifestaram o apoio aos atos em defesa da Justiça do Trabalho e falaram da preocupação com relação à lei da terceirização em reunião com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, desembargadora Maria Adna Aguiar, na última terça-feira (18/4). Eles agendaram a reunião com o objetivo de discutir com o Judiciário Trabalhista as mobilizações e debates sobre as reformas trabalhista e da previdência.

Os representantes sindicais apresentaram à desembargadora a agenda das ações programadas para este mês, que incluem passeatas, celebração de um ato ecumênico no dia 25/04, na Praça de Piedade, além da convocação para uma greve geral no próximo dia 28 de abril.

Os dirigentes sindicais informaram que já tiveram reunião similar com o Ministério Público do Trabalho e que buscariam contatos também com a Associação dos Magistrados Trabalhistas da 5ª Região (Amatra5) e com a Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat).

Após ouvir atentamente as manifestações, a presidente parabenizou a união das entidades em prol da defesa dos interesses dos trabalhadores e agradeceu o reconhecimento em relação à atuação da Justiça do Trabalho. “Buscamos sempre equilibrar os interesses entre capital e trabalho, em harmonia com a preservação do emprego e também da atividade econômica das empresas, um processo que seria bastante difícil sem o diálogo com as centrais sindicais”, afirmou.

A desembargadora também questionou se as Centrais Sindicais estavam buscando o diálogo com o setor patronal e foi informada de que em âmbito nacional já estavam acontecendo algumas tratativas com as confederações empresariais, bem como que cada categoria informou ou informaria previamente aos respectivos sindicatos patronais e à imprensa a agenda de mobilizações de paralisações do dia 28 de abril.

Participaram da reunião os dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT/BA), Cedro Silva; da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/BA), Aurino Pedreira; da União Geral do Trabalhadores (UGT/BA), Magno Lavigne; da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes; e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST/BA), representada por Evangivaldo Soares Rosa e João da Visitação, ambos do Sindicato dos Empregados em Hotéis Bares e Similares (Sindhoteis/BA). Do TRT5, esteve presente o assessor da Presidência Senildo Paulino de Santana.

Secom TRT5 - 20/4/2017