e-Samp: estreia na 1ª VT/SSA é avaliada positivamente

Um dia após a instalação do e-Samp na 1ª Vara do Trabalho de Salvador, é positiva a avaliação realizada pelo diretor daquela unidade, Edilberto Silva Ramos, sobre o funcionamento da ferramenta. O e-Samp é uma interface aberta ao público, na internet, do Sistema de Acompanhamento e Movimentação de Processos (Samp) do TRT5. Ele permite aos advogados e partes acessarem e realizarem eletronicamente atos nos processos. Na 1ª Vara e na 27ª Vara do Trabalho de Salvador, onde já é usado desde 2011, serve para a condução de ações ajuizadas anteriormente ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), ou seja, antes de agosto de 2011.

 

De acordo com Edilberto, a rotina na Vara ainda não se alterou muito porque o trabalho é semelhante àquele realizado junto ao Samp. A novidade é que, para realizar qualquer ato nos processos de papel será preciso certificar no sistema que a ação foi convertida para a modalidade híbrida (físico até aquele momento, eletrônico depois). Esta certidão será expedida à medida que cada processo tenha um novo andamento, e não em bloco. O diretor elogiou as vantagens do e-Samp como celeridade, praticidade e economia e explicou que o sistema e a rede vêm demonstrando ótima estabilidade.

 

Nestes primeiros dias de implantação, a 1ª Vara conta com o apoio dos diretores André Luís Pereira Socorro, da 27ª Vara, Aldemaro Gomes Júnior, da Secretaria e Organização e Métodos (O&M), e Rose Valéria Sardeiro, da Secretaria de Coordenação Judiciária de 1ª Instância (SCJ1), além dos servidores Raphael Souza de Oliveira, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) e Djaman Santos Barbosa, da SCJ1.

 

USUÁRIO - A interação do usuário externo com o e-Samp deverá ser precedida de credenciamento, observadas as orientações constantes do portal de serviços, disponível no endereço http://aplicacoes.trt5.jus.br/esamp ou por meio do Portal do TRT5 (www.trt5.jus.br), na aba Advogado/Peritos, no link Portal e-Samp.

 

Secom TRT5 - 20/5/2014