Saúde do trabalhador é foco de seminário no TRT da Bahia

foto: Ascom TRT5

 

A ideologia gerencial contemporânea e suas repercussões na saúde física e mental do trabalhador foi tema de um seminário promovido pela Escola Judicial do TRT da 5ª Região (TRT5) na manhã da última sexta-feira (7). O seminário aconteceu no auditório do Fórum Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, e contou com a participação de magistrados, servidores, estudantes, representantes sindicais e do Comitê de Saúde do Trabalhador do TRT5 e demais interessados em políticas de promoção à saúde do trabalhador.

 

As palestras foram ministradas pelo médico e pesquisador Paulo Gilvane Lopes Pena, professor adjunto do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFBA; pela psicóloga e psicanalista Judith Euchares Ricardo de Albuquerque e pela conselheira da Escola Judicial do TRT de Minas Gerais, a juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt (todos na foto acima). Eles dissertaram sobre aspectos históricos e contextuais da ideologia gerencial e suas repercussões sobre a saúde do trabalhador, destacando aspectos como assédio moral, doença mental e adoecimento do trabalhador.

 

O seminário aconteceu em formato de painel, onde os palestrantes explanaram os temas de suas áreas específicas seguido de um debate onde os painelistas responderam a perguntas do público. Entre os magistrados do TRT5 presentes ao evento estavam a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), Ana Cláudia Scavuzzio, o titular da 13ª Vara de Salvador, Gilmar Carneiro, a coordenadora da Central de Execução, Angélica Ferreira, e as auxiliares da 2ª e da 10ª varas de Salvador, Maria Ângela Sampaio e Carla Fernandes da Cunha.

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 10.10.2011
Deixe o carro em casa duas vezes por semana. Assim deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.