Segurança do trabalho: Cerca de 60 trabalhadores terceirizados do TRT-5 recebem orientações

 

Juíza Rosemeire Fernandes está de pé falando para uma plateia cheia de pessoas sentadas em cadeiras.

Cerca de 60 trabalhadores terceirizados que atuam na Justiça do Trabalho em Salvador tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (27/7): aprenderam sobre segurança no trabalho e prevenção de acidentes. O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) promoveu palestras educativas para marcar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O evento aconteceu pela manhã no Fórum do Comércio.

O dia começou com uma conversa com a gestora regional  do Programa  Trabalho Seguro  na Justiça do Trabalho, juíza Rosemeire Fernandes, que falou sobre a data e afirmou que o evento busca promover um amplo treinamento. A magistrada entregou cartilhas informativas e, defendendo a democracia no ambiente de trabalho e a escuta dos trabalhadores como instrumento de aprimoramento dos processos e prevenção de acidentes, viabilizou a coleta de sugestões e opiniões dos presentes. Assim, puderam sugerir medidas e apontar especificidades o trabalho dedicado a esta Casa.. Ela agradeceu o apoio dos servidores do TRT-5 que auxiliaram na realização do evento e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra-5).

Jorge Luiz da Conceição está em pé segurando um panfleto que foi distribuído

A primeira palestra foi ministrada pelo consultor Edson Silva Cunha, que falou sobre prevenção e combate a incêndios. Ele explicou a prevenção no ambiente de trabalho, que possui população fixa e flutuante, e com riscos diferentes do ambiente doméstico.  Os trabalhadores ainda aprenderam sobre a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e auxílio-doença com o servidor do INSS João Vicente. A juíza do TRT-5 Adriana Manta falou sobre a premissa da saúde integral, desdobrando questões de prevenção e combate ao assédio e às discriminações no ambiente de trabalho.

O trabalhador terceirizado Jorge Luiz da Conceição aprovou a realização do curso: “achei muito útil para o nosso dia a dia”. Jorge, que trabalha no setor de manutenção, completou: “é a gente aprender a prevenir e a manusear equipamentos, e saber auxiliar no caso de ocorrer algum sinistro”.

Secom TRT-5 (Fabricio Ferrarez) – 28/7/2023